Escola municipal participa de campanha nacional de coleta de esponjas

Publicada em 20/04/2017 às 18:26

Recolher, no mínimo, seis mil esponjas de uso doméstico. Esse é o objetivo dos alunos e da equipe da escola municipal Deodato Janski, no Jardim Tarumã. A Emeb está participando de uma campanha nacional realizada pela empresa TerraCycle, líder global na solução de materiais de difícil reciclabilidade, que vai premiar os dez ‘times’ que mais coletarem o material.

Nesta quinta-feira (20), os estudantes saíram às ruas, munidos de luvas, sacos plásticos e um discurso bem afiado, para envolver o bairro na ação. Ao mesmo tempo, a direção da escola realizou uma apresentação para os diretores das unidades escolares da Região Leste, que contou com a presença do gestor da Unidade de Educação, professor Oswaldo José Fernandes.

Willian da Silva Tenório, 8 anos, era um dos mais animados na passeata. Ele fez até questão de levar a mãe Maria Fabrício da Silva para a atividade. “Quero encher esse saco de material reciclável, principalmente de esponjas, porque sei o quanto isso é importante para ajudar a cidade e o planeta”, comentou. “Estou envolvida como ele, pois esse é um projeto muito importante”, emendou a mãe.

LEIA TAMBÉM
Durante reunião, prefeito esclarece dúvidas de educadores

Essa não é a primeira vez que os estudantes da Emeb Deodato Janski percorrem a região, recolhendo materiais recicláveis. A iniciativa nasceu porque os próprios alunos se incomodavam com a quantidade de lixo jogado nas vielas do bairro e com os focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

“Iniciamos o processo de formação com a equipe escolar e as crianças, além de buscar parceiros. O grande desafio era conquistar a comunidade e nós conseguimos, basta olhar para as ruas do bairro. Recolhemos materiais plásticos, como garrafas pet, óleo de cozinha, escova de dente, tubo de pasta de dente e embalagens, e damos a destinação correta. Só para se ter ideia, em 2016, coletamos 3.379 quilos de plástico. Em março deste ano, conseguimos 660 quilos. Esse material vai para o presídio de Franco da Rocha e, no local, é transformado em vassouras. Agora, também estamos envolvidos com a campanha das esponjas, e gostaríamos que toda a cidade ajudasse, fazendo a doação”, explica a vice diretora, Samira Zenardi.

Envolvimento
De acordo com a diretora da Emeb, Renata Cayres, ao apresentar o projeto para as diretoras das escolas da Região Leste, a intenção também é que o “Aprendendo a Reciclar” sirva de exemplo. “Mudamos os hábitos no bairro e é interessante expandir a iniciativa.”

O gestor da Unidade de Educação, além de parabenizar a equipe e os alunos pela atitude, convidou-os para que apresentem o projeto, em um seminário, para todos os diretores e coordenadores do Sistema Municipal de Ensino. “Esse é um projeto que está dentro do conceito de Cidade Educadora, porque ele está envolvendo a escola, os alunos e a comunidade.”

Doação
A doação das esponjas de uso doméstico pode ser feita até o dia 30 de abril, na própria escola, localizada na rua Idalina Gonçalves Dias, 1080, ou basta entrar em contato pelo telefone (11) 4587-4095, que a equipe da Emeb fará a retirada do item.

As esponjas serão contadas, pesadas e, posteriormente, encaminhadas para a TerraCycle, que transformará os resíduos em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, a qual pode ser usada na construção de bancos, lixeiras, baldes e vasos. Os dez ‘times’ que mais coletarem receberão, além de dois centavos pagos por esponja, pontos bônus. O primeiro lugar ganhará 20 mil pontos bônus (cada ponto equivale a um centavo).

“Mais do que o valor que conseguimos com os itens, o qual sempre é revertido para benfeitorias na escola, neste caso, para as crianças ganhar esse prêmio e ter a escola reconhecida fora do município”, acrescenta Samira.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/20/escola-municipal-participa-de-campanha-nacional-de-coleta-de-esponjas/
Leia mais sobre