100 dias de governo: ‘Saúde em Dia’ reduz 96,5% das filas para exames

Publicada em 14/04/2017 às 18:34

Após retirar um tumor do abdômen, a profissional de Educação Infantil Suzana Maria Mestringer, 53 anos, foi orientada pelo médico a fazer uma tomografia anualmente. Para cumprir a prescrição médica a paciente entrou em uma fila que, em janeiro deste ano, era formada por mais 1.654 pessoas.

CONFIRA O BALANÇO DOS 100 DIAS DE GOVERNO

Apesar da alta demanda, Suzana se surpreendeu quando conseguiu realizar o exame em menos de 30 dias. “Um médico só pede tomografia quando o caso é urgente ou necessita de acompanhamento. Fiquei muito satisfeita por ter sido atendida tão rapidamente”, declara.

LEIA TAMBÉM
100 dias de governo: Prefeitura negocia dívidas e mantém serviços

Caminhar da sala para o quarto somente com bengala. Assim era a vida do aposentado Osmir Baldim, 69 anos, que há mais de dois meses aguardava a consulta com um ortopedista. O desgaste do joelho foi o diagnóstico que recebeu após ser atendido em menos de um mês do agendamento. “Além de ter sido bem atendido, bastou tomar o remédio durante uma semana para a dor sumir e minha vida voltar ao normal”, comemora.

Exames de Tomografia, Radiografia, Ultrassom, Duplex Scan e análises clínicas representavam um demanda de 394.026 pedidos

Suzana e Osmir são personagens de uma história escrita com o final feliz graças ao Programa Saúde em Dia, implantando logo no primeiro dia da gestão de Luiz Fernando Machado. Diante do desafio nada fácil de reduzir a demanda reprimida de exames e consultas com especialistas, a Unidade de Promoção da Saúde promoveu, ao longo destes 100 dias, mutirões de atendimento.

Em janeiro, quando o programa foi implantado, a fila de espera para os exames de Tomografia, Radiografia, Ultrassom, Duplex Scan e análises clínicas representavam um demanda de 394.026 pedidos. Até março, quando foi realizado o último levantamento, este número caiu para 13.463, reduzindo em 96,5%.

Suzana estava entre os 72,63% pacientes que conseguiram fazer a Tomografia. “Às vezes, a espera é ainda mais dolorosa do que a própria doença. Quantas vidas estão sendo salvas graças à esta agilidade no atendimento”, lembra.

Mas os números revelam outros bons resultados, como os da Radiografia, que teve a fila reduzida em 95,72%, enquanto que os exames de análises clínicas praticamente zeraram a demanda.

A demora para uma consulta com especialista parece fazer parte do passado do jundiaiense. A demanda que era de 9.781 pacientes caiu para 3.743, representando uma redução de 38,27%, segundo levantamento realizado até março. “Sentia muita dor quando fui atendido, mas tinha gente que gemia de dor enquanto esperava o atendimento”, revela.

Entre as especialidades que foram contempladas pelo programa a Ortopedia conseguiu reduzir a fila de espera em 33,52%; a Dermatologia (38,84%), Cirurgia geral (62,79%), Cirurgia vascular (36,38%) e Pneumologia (100%).

Vale ressaltar que durante o Saúde em Dia ocorreram aproximadamente 74.109 consultas na Atenção Básica. Deste total, 30% foram encaminhados a especialistas. Assim, as reduções na demanda reprimida são diferentes da proporção de consultas ofertadas.

O programa trouxe um novo olhar para a Saúde pública e representa o começo da reformulação do atendimento da Atenção Básica que, desde janeiro, tem contado com o apoio das equipes de médicos especialistas para a condução dos casos na própria Unidade Básica de Saúde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/14/100-dias-de-governo-saude-em-dia-reduz-965-das-filas-para-exames/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original