Recuperação das nascentes é foco da programação da Semana da Água

Publicada em 22/03/2017 às 18:52

Na abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (22), o diretor presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares, promoveu uma atividade de recuperação das nascentes da cidade. Hoje, Jundiaí abriga cerca de 1700 nascentes. A Semana começou com a coleta de 150 quilos de lixo e o plantio de 50 mudas de espécie nativa na Nascente do Morada, com a ajuda de alunos da Emeb Antônio Adelino Brandão e crianças da entidade Ação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC). O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, do vice-prefeito, Antonio Pacheco, e do vereador Marcelo Gastaldo.

“Com base no Programa Nascentes, vamos a partir de agora cuidar de uma a uma”, afirmou Palhares. O diretor presidente também ressaltou a importância da outorga publicada no último dia 22 de fevereiro, que garante mais dez anos de captação de água dos rios Atibaia e Jundiaí Mirim, do Ribeirão da Ermida e do Córrego da Estiva. “Desde abril de 2016, o município estava sem a outorga que concede a captação de água dos mananciais da região”, lembrou.

Para Fernanda Morosi, assistente social da ACDC, a ação é importante por gerar agentes multiplicadores de sustentabilidade. “É interessante para os alunos criarem a consciência da necessidade de preservar o próprio bairro.” Vinicius Marques dos Santos, de 11 anos, estava empolgado. “Devemos preservar a água, que nos alimenta e mata a sede”, disse.

Plantio de mudas foi feita com a ajuda de alunos da Emeb Antônio Adelino Brandão

Além das crianças, o diretor presidente da DAE, a primeira-dama e o vice-prefeito também fizeram o plantio, com a ajuda do coordenador da Semana da Água, Júlio Lamarca, e do diretor de Mananciais da DAE, Martim de França Silveira Ribeiro. “Na região do Morada temos três nascentes e duas delas estão em estado de alerta. Com o plantio de árvores, garantimos a preservação do entorno”, afirmou o diretor.

Mais eventos
No sábado (25), mais dois eventos completam a semana. No Parque da Cidade, um grupo de escoteiros se encontra para revitalizar a Nascente do Savieto, na Estrada do Pinheirinho, s/nº. O dia começa com um café da manhã no auditório, seguido pela apresentação musical “Crianças e seus violinos” e uma palestra sobre o Programa Nascentes. A chegada a nascente está prevista para as 9h, quando haverá o plantio de árvores.

A outra atividade será na Fazenda Nossa Senhora da Conceição (Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 72,5, sentido Itatiba), onde a ONG The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a DAE e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura, reúne os participantes do projeto “Coalizão Cidades pela Água”. Com a ajuda de voluntários, a ação começa às 9h15, com previsão de encerramento às 11h30.

Sobre a DAE
A DAE Jundiaí é uma S.A e uma empresa de economia mista, tendo a Prefeitura de Jundiaí como sua principal acionista, responsável pelo saneamento básico do município. Atende toda a área urbana e grande parte da área rural da cidade com fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto (concessão à Companhia de Saneamento de Jundiaí – CSJ).

Atualmente, o município é um modelo bem-sucedido no saneamento público com abastecimento de qualidade e tratamento de 100% do esgoto coletado. Com visão estratégica e investimentos antecipados, Jundiaí conta com a Represa de Acumulação com capacidade de armazenamento de 8,3 bilhões de litros de água, protegida pelo Parque da Cidade.

Para informações sobre a DAE Jundiaí, curta a Fan Page no Facebook e para solicitações e dúvidas sobre obras e manutenções na rede entre em contato pelo telefone 0800 133 155, das 6h às 22h.

Assessoria de Imprensa DAE
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/22/recuperacao-das-nascentes-e-foco-da-semana-da-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original