Mobilidade e Transporte promove revisão de linhas

Publicada em 16/03/2017 às 17:09

A Unidade de Mobilidade e Transportes, por meio do Departamento de Transportes Públicos, informa que, buscando a melhoria do serviço de transporte coletivo urbano, está sendo desenvolvido o Programa de Revisão de Linhas.

O objetivo é melhorar os atendimentos compatibilizando as viagens planejadas com as viagens efetivamente realizadas garantindo, além de oferta adequada, a confiabilidade e regularidade do atendimento. “Estas medidas fazem parte de um conjunto de ações que estão em desenvolvimento na Unidade de Mobilidade e Transporte e que visam requalificar o serviço de transporte coletivo urbano”, afirma a diretora de Departamento de Transportes Públicos, Ana Paula Silvia de Almeida.

LEIA TAMBÉM
Mobilidade e Transporte anuncia interdições no Tulipas e na Zacarias de Góes

Quatro linhas foram beneficiadas pelo Programa de Revisão das Linhas

Até o momento, quatro linhas foram beneficiadas pelo Programa de Revisão das Linhas, abrangendo 86 linhas do sistema. Seguem abaixo algumas das alterações já efetuadas:

  • Linha 579: Novo Horizonte – Terminal Hortolândia

Desde 4 de março, foi implantado um novo horário na linha 579, que aos sábados, domingos e feriados partem do bairro às 4h15, possibilitando o deslocamento dos usuários nas primeiras horas do dia. A revisão visa atender as necessidades dos moradores do Jardim Novo Horizonte.

  • Linha 541: Medeiros – Terminal Eloy Chaves

Desde o dia 29 de dezembro de 2016, os usuários da região do Medeiros reclamam da diminuição na oferta de viagens, assim como a inviabilidade no cumprimento do horário programado.

Para regularizar o atendimento foi feita revisão da linha, com vigência a partir dessa quinta-feira (15), aumentando a oferta de viagens e viabilizando a regularidade de atendimento dos horários programados.

  • Linha 911: Terminal Cecap – Terminal Vila Arens

Constatada grande demanda de passageiros no pico da manhã, entrará em vigor mais um atendimento partindo às 6h do Terminal Vila Arens.

  • Linha 567: Cecap – Mato Dentro

Desde 6 de março, uma nova linha de ônibus, interligando a região do bairro Mato dentro com o Terminal Cecap, passou a funcionar em caráter experimental por 90 dias. A linha percorre ainda o bairro do Rio Acima e Parque do Corrupira.

“Este caráter experimental permitirá uma avaliação por meio de monitoramento e ajustes, se necessários. A continuidade do serviço dependerá da demanda e interesse de utilização dos usuários”, justifica Ana Paula.

A diretora lembra que para ter acesso à linha o usuário pagará apenas uma tarifa. De acordo com o itinerário, os ônibus partirão do Terminal Cecap, seguindo pela Rodovia Geraldo Dias até a divisa com Louveira, acessando a avenida Nilo Tracci até o Parque do Corrupira.

O trajeto segue pela avenida Geraldo Azzonni (Estrada do São José), até próximo da UBS do Rio Acima (rotatória de acesso ao bairro Vivendas). Na sequência, acessa a avenida Luiz Fontebasso e avenida Geraldo Mazzi, na altura do bairro Champirra, passando pelo loteamento Ayrton Azzoni, próximo ao antigo posto de combustíveis.

O ponto final fica na avenida Benedicto Fagundes, próximo ao loteamento São Pedro. Na volta, utiliza a rua João Muller (loteamento Ayrton Azzoni) e retorna pelo mesmo itinerário até o Terminal Cecap. O atendimento ainda passa, em ambos os sentidos, pelo bairro Sítio dos Companheiros e na rua Diácono Sebastião Cegobias Filho, ao lado do CEU do Vista Alegre.

“Esta ação foi realizada após discussão junto à comunidade tendo como finalidade facilitar o deslocamento dos munícipes entre os bairros e acesso aos serviços públicos da região, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio Acima, EMEB Pedro Clarismundo Fornari, Parque do Corrupira, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Vista Alegre e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Vista Alegre.

No sentido Terminal Cecap – Mato Dentro os horários serão às 7h45, 9h45, 11h45, 13h45, 15h45 e 17h45. No sentido Mato Dentro – Terminal Cecap serão às 6h40, 8h40, 10h40, 12h40, 14h40 e 16h40. Lembrando que todos estes horários estão sujeitos a ajustes dentro do período de avaliação.

O mesmo trabalho deve contemplar as linhas do Vetor Oeste (940, 941 A, 941 B e 900), em que foi constatada prestação de serviço que não responde aos interesses da população e do poder concedente. “O objetivo é estabelecer um serviço com partidas sistemáticas a cada três ou quatro minutos em horário de pico, na direção do Centro a partir do Terminal Eloy Chaves, com itinerários diferenciados.

Em andamento também estão a implantação do Monitoramento por meio de GPS nos ônibus, além do treinamento dos profissionais envolvidos na prestação deste serviço, incluindo motoristas, cobradores e fiscais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/16/mobilidade-e-transporte-promove-revisao-das-linhas-de-onibus/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original