Servidores da Defesa Civil aderem ao ‘Programa 5S’

Publicada em 03/03/2017 às 15:36

Os servidores da Defesa Civil de Jundiaí iniciaram, nesta sexta-feira (3), as atividades internas do programa denominado 5S. De acordo com o coordenador do serviço, o coronel Mauro Minoro, os objetivos gerais buscados dão conta da melhoria da qualidade de vida e da produtividade, prevenção de acidentes, redução de custos e até mesmo a melhoria do moral das pessoas.

“Com os cinco princípios colocados pelo programa, visamos, sobretudo, à qualidade de vida das pessoas, durante cada jornada de trabalho. Todos gostamos de trabalhar em um ambiente sadio, limpo, organizado e bonito. E essas práticas hoje iniciadas vão nos permitir isso”, frisou o coordenador.

Equipe de servidores se reuniu para a preparação e implantação do programa

O programa terá três etapas distintas. A primeira é a Preparação, configurada por uma única reunião dos servidores. A segunda, chamada de Implantação, se dá pela identificação e separação dos materiais que devem ser mantidos ao alcance das mãos, próximos aos locais de trabalho, encaminhados para arquivos ou serem descartados. Esta etapa terá a duração de cerca de dez dias. Já a terceira etapa, a Manutenção, nunca termina. Todos as práticas implantadas deverão ser mantidas de forma permanente, em busca da obtenção dos resultados esperados.

Origem
O programa 5S foi criado pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, atuante na área de controle da qualidade e da administração das companhias japonesas. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Guerra. Nessa época, as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos. O sucesso dessa iniciativa se patenteou, principalmente, pelo interesse de outros países em também implementá-la.

Os cinco Ss
Pela coincidência de todos os sensos utilizados no programa se iniciarem com a letra S, o engenheiro Ishikawa escolheu o nome 5 S. O primeiro S é da palavra japonesa Seiri, e se refere ao senso de utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis. O segundo, vem de Seiton, ou ordenação, na língua portuguesa, e preconiza que cada coisa deve ser mantida em seu lugar correto. Seiso é o senso de limpeza e Seiketsu, o de saúde. O quinto S, Shitsuke, se refere ao senso de autodisciplina, visando que as pessoas ajam de acordo com determinados padrões ou princípios relacionados ao bom trabalho.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/03/servidores-da-defesa-civil-aderem-ao-programa-5s/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original