Pela primeira vez, coordenadores pedagógicos são escolhidos em eleição

Publicada em 22/02/2017 às 19:01

A Unidade de Educação promoveu, no sistema municipal de ensino, eleição para a escolha dos coordenados pedagógicos das Emebs e do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cmeja).  O pleito ocorreu nesta quarta-feira (22) e contou com a participação dos servidores da área.  Anteriormente, assumia a função o docente indicado pela direção da escola.

Pleito contou com a participação dos servidores da área

De acordo com o gestor de Educação, professor Oswaldo José Fernandes, a proposta de eleição com voto secreto foi implantada para dar a oportunidade para que todos os trabalhadores do sistema possam participar direta e democraticamente da escolha.

Com a mudança, os professores da ativa puderam se candidatar na escola onde têm sede de lotação ou, excepcionalmente neste ano, na unidade em que estavam como coordenadores em 2016.  “Todos os interessados tiveram a oportunidade de se colocar à disposição e os servidores puderam votar. Acompanhei o processo no período da manhã e já posso dizer que essa forma de escolha é um marco histórico e foi um sucesso porque envolveu os trabalhadores. A escola vai ter unidade efetivamente”, destaca.

Para a diretora da Emeb Amélia Lima Lopes, Sheila Hamburg, o novo processo movimentou a escola, localizada na Vila Helena. “Foi um momento importante de exercício da democracia, no qual o colegiado pode escolher o coordenador que representará a equipe no processo de ensino e aprendizagem, considerando a criança como foco de toda ação pedagógica. Nessa segunda-feira (20), os candidatos apresentaram suas propostas.”

Os 138 coordenadores escolhidos ficam na função por dois anos, podendo o mandato ser prorrogado por mais dois, após avaliação. “Eles vão trabalhar afinados com a Unidade de Educação, terão desenvolvimento profissional do trabalho e definição própria da atuação junto ao aluno e aos professores da escola”, acrescenta Fernandes.

Atualmente, o sistema municipal de ensino conta com 112 Emebs, além do Cmeja.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/22/pela-primeira-vez-coordenadores-pedagogicos-serao-escolhidos-em-eleicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original