Jundiaí assina carta do ‘Primeiríssima Infância’

Publicada em 17/02/2017 às 17:19

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), prefeitos e primeiras-damas de sete cidades da região para a assinatura da carta de intenções do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, municípios paulistas e ONGs, para promover o desenvolvimento integral das crianças, do nascimento aos três anos. O encontro foi realizado no auditório do Ciesp e reuniu os representantes de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Morungaba e Várzea Paulista.

CONFIRA AS FOTOS

LEIA TAMBÉM
Entrega de uniformes será no dia 11 de março
Biblioteca tem leitura para bebês neste sábado (18)

Assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira (17)

Com a assinatura da carta de intenções, o prefeito tem a proposta de potencializar as ações realizadas na cidade, envolvendo diferentes áreas do governo. “O maior legado que um prefeito pode deixar não está nas pontes, nos viadutos e nas obras físicas, mas, sim, na educação. Isso não significa que o trabalho deve estar apenas dentro dos muros das escolas, mas em uma cidade que educa. A Jundiaí do futuro passa também pelo período que antecede o nascimento do bebê e ele terá tapete vermelho quando entrar em nosso mundo”, afirmou. No município, o programa teve início em 2012, com o então ex-prefeito e, hoje, deputado federal, Miguel Haddad, e será realizado com o apoio do Fundo Social de Solidariedade a partir da integração das unidades de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Eduardo: “É um orgulho ver que o São Paulo pela Primeiríssima Infância seguirá com mais força”

De acordo com o coordenador estadual da Atenção Básica, Dr. Arnaldo Sala, é preciso melhorar a competência do adulto para aprimorar o desenvolvimento da criança, planejando o futuro. “Sabemos que os três primeiros anos da vida de uma criança são os mais sensíveis para o desenvolvimento cerebral, altamente modelado a partir dos estímulos externos. Este é o momento mais favorável para as habilidades e, principalmente, mais vulnerável quando não trabalhado, com resultados desde a escolarização formal até a idade adulta. Por isso, a integração intersetorial proposta pelo Primeiríssima Infância é tão importante”, afirmou.

O presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, destacou a região como exemplo nas ações voltadas ao programa: “Jundiaí é um exemplo de sucesso. Além de aderir às ações, em 2012, mostra-se ainda mais entusiasmada pela continuidade do projeto. Já o secretário-adjunto de Educação do Governo do Estado, Francisco Carbonari, destacou a necessidade de olhar a criança de maneira completa. “Cuidar atentamente das gestantes e das crianças com até três anos de idade nos permite a construção de uma cidade melhor, mais integrada e mais justa. Esta é uma obrigação do Estado, da família e também da sociedade. Todos juntos, sempre em busca de soluções”, reforçou.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Vídeo da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/17/jundiai-assina-carta-de-intencoes-do-primeirissima-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original