Hospital Universitário promove o aleitamento materno

Publicada em 16/02/2017 às 17:04

A enfermeira Maristela De Marchi Benassi ministra o treinamento até está sexta-feira (17)

Diversos estudos já comprovaram os benefícios imunológicos, nutricionais e psicossociais da amamentação tanto para a mulher quanto para a criança. Desta forma, o Hospital Universitário (HU) em conjunto com o Banco de Leite Humano do município realizam diversas ações no intuito de promover a prática do aleitamento materno. Nesta semana, entre a segunda (13) e a sexta-feira (17), cerca de 30 profissionais do hospital participam do treinamento Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O objetivo do hospital é capacitar 100% da equipe que tem contato com gestantes, mães e recém-nascidos nos próximos seis meses.

A IAHC foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF para proteger e apoiar a amamentação. Por isso, o conteúdo do curso visa principalmente mobilizar as pessoas que atuam no setor de saúde, munindo-as de conhecimento e habilidades para instruir as famílias, e assim reduzir os índices de desmame precoce. Os hospitais que adotam os dez passos para o sucesso da amamentação da IHAC são credenciados.

LEIA TAMBÉM
Projeto realizado no Hospital Universitário desperta interesse de pesquisadores

Informações sobre aleitamento ganham os corredores da maternidade do HU

O treinamento está sendo ministrado pela enfermeira Maristela De Marchi Benassi, responsável pelo Banco de Leite Humano, no anfiteatro do HU. Dentre os tópicos abordados, é possível destacar: habilidades de comunicação, práticas que auxiliam no aleitamento materno, lactentes com necessidades especiais, questões relacionadas à mama e aos mamilos dentre outras. Ao todo serão 20 horas de capacitação, incluindo teoria e prática.

População
Além de preparar a equipe, o HU tem investido na informação das mulheres que elegem o hospital para dar à luz. Recentemente foram instalados no piso da ala da maternidade adesivos lúdicos (formato de pegadas) dos dez passos desenvolvidos pelo hospital para promover o aleitamento materno. A recepção do HU também ganhou uma placa com a informação. Outro investimento constante é a realização de bate-papos mensais com gestantes e mães, no intuito de esclarecer dúvidas e prestar informações acerca do assunto.

Assessoria de Imprensa HU
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/16/habilitar-profissionais-para-estimular-amamentacao-e-meta-no-hospital-universitario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original