Prefeitura lança programa para formar empreendedores

Publicada em 14/02/2017 às 17:51

A Prefeitura de Jundiaí lançou, na tarde desta terça-feira (14), o maior programa de incentivo ao empreendedorismo no estado de São Paulo, com o objetivo de capacitar 7,5 mil microempreendedores até o fim deste ano. A iniciativa foi criada em parceria com o Sebrae-SP e contará com o apoio do Centro Paula Souza (Etecs e Fatec), Senai e Senac. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no PAT (pessoalmente ou pelos telefones 4521-1247 e 4586-2731), no Sebrae (avenida 23 de Maio, 41, Vianelo) e no Fundo Social de Solidariedade (Portão 3 do Parque da Uva).

Durante a entrevista coletiva de apresentação do programa, o prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da participação do Poder Público na oferta de uma alternativa para as pessoas que estão sem emprego por conta da crise econômica nacional. “Apoiar a capacitação de microempreendedores é algo que vamos fomentar em nossa gestão. Tenho certeza de que isso fará de Jundiaí uma cidade mais competitiva, com benefícios para todos. É muito importante que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas”, disse.

Luiz Fernando destacou, ainda, o caráter “descentralizador” do programa, uma vez que serão oferecidos 21 cursos em oito bairros da cidade: Almerinda Chaves, Anhangabaú, Caxambu, Colônia, Centro, Eloy Chaves, Jardim Santa Gertrudes e Terra Nova. “A formação será totalmente gratuita, pois os participantes não precisarão se deslocar dos seus bairros, o que elimina os custos de transporte e alimentação. Para quem está sem emprego, isso faz uma grande diferença”, pontuou.

LEIA TAMBÉM
Confira as vagas de emprego do PAT nesta quarta-feira (15)

Parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-SP foi anunciada nesta terça-feira (14)

Os cursos oferecidos serão nas áreas de alimentação, construção civil, vendas, informática, eventos, beleza, jardinagem e eletricista automotivo. O gestor de Desenvolvimento Econômico, Messias Mercadante, explicou que a grade foi montada de acordo com as principais demandas da nossa cidade, mas ela é dinâmica e pode mudar caso exista procura por outras áreas. “Vamos oferecer duas turmas, mensalmente, nos três períodos. Formaremos empreendedores todos os meses até o fim de 2017”, afirmou.

“Apoiar a capacitação de microempreendedores é algo que vamos fomentar em nossa gestão”, disse o prefeito

O gestor informou que os cursos são abertos não só para quem quer se tornar um empreendedor, mas também para quem já é cadastrado como Microempreendedor Individual (MEI). “Os cursos vão abordar técnicas de gestão empresarial e de vendas, que são importantes para todos”, destacou Messias.

Presente à coletiva, o diretor regional do Sebrae, Thiago Farias, acrescentou que os participantes do programa poderão, posteriormente, se candidatar a linhas de crédito específicas. Ele citou como exemplo o Juro Zero Empreendedor, que financia, sem juros, até R$ 20 mil para serem investidos no negócio. “Os casos serão analisados e, caso o projeto seja aprovado, o crédito é liberado”, explicou.

Representando o Senai, o diretor da unidade Jundiaí, Fabio Carrion, elogiou a “visão de sinergia” do prefeito Luiz Fernando ao lançar um programa que reúne entidades especialistas em capacitação profissional. “É, sem dúvida, uma iniciativa muito importante em prol do desenvolvimento da cidade como um todo”, afirmou.

Também participaram da apresentação do programa o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, e o diretor de Infraestrutura e Logística do Ciesp Jundiaí, Gilson Pichioli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/14/prefeitura-lanca-programa-para-formar-75-mil-empreendedores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original