Moradores do Novo Horizonte recebem orientações da Defesa Civil

Publicada em 30/01/2017 às 14:03

A Coordenadoria de Defesa Civil de Jundiaí iniciou, nesse domingo (29), no bairro Jardim Novo Horizonte, a série de palestras educativas sobre a prevenção de acidentes por inundação. A próxima sessão será no próximo domingo (5), no Jardim das Tulipas.

Acompanhado pelo vereador Romildo Antonio, o voluntário do órgão, engenheiro Sérgio Barreto Miranda, expôs aos participantes as orientações sobre como mudar hábitos para prevenir acidentes.

Moradores receberam orientações e vão repassá-las

O coordenador da Defesa Civil, o coronel Mauro Minoro, explicou que o evento faz parte das ações programadas dentro da Operação Verão 2016/17 e que, em muito, vai contribuir para a segurança dos moradores.

“Nosso objetivo é mostrar aos participantes de cada bairro, configurado como área de risco, a necessidade da mudança de hábitos para reduzir os riscos de acidentes originados pelos movimentos de terra e inundações. E isso, por certo, vai contribuir sobremaneira para a segurança de cada um”, explicou o coordenador.

O vereador Romildo Antonio e o palestrante Sérgio Miranda

Para o vereador Romildo Antonio, apesar do pequeno número de participantes na palestra, o resultado esperado será alcançado.

“Nem mesmo o pequeno número de pessoas presentes ao evento impediu o bom resultado do trabalho da Defesa Civil. Sabemos que aqueles que receberam as orientações vão repassá-las aos seus vizinhos e estes também farão a mesma coisa”, avaliou o vereador.

A moradora da rua Oito, Carmelita Tavares, também avaliou como proveitoso o evento. “Gostei, porque pude perceber que, tanto o Poder Público, quanto os moradores do bairro, têm responsabilidades. De um lado, a Prefeitura precisa fazer as obras ou serviços (galerias, limpeza, manutenção etc) e, de outro, os moradores precisam ter bom comportamento, não jogando objetos nos rios, por exemplo”, disse a moradora.

Coleta de lixo
Um dos destaques da palestra do engenheiro Miranda ficou por conta do sistema de coleta de lixo.

“É preciso que a prefeitura exija de sua concessionária a regularidade dos horários de coleta e que os moradores obedeçam a esses horários. Não podemos deixar os sacos de lixo na frente de nossas casas em um horário muito antecipado ao da coleta. Animais vão rasgar esses sacos, as enxurradas de fortes chuvas poderão levá-los para o rio e tudo isso contribui para as inundações”, destacou o engenheiro.

Jardim das Tulipas
A segunda sessão da palestra da Defesa Civil está programada para o próximo domingo (5), no Jardim das Tulipas.

Nesse bairro, o tema também ficará por conta da prevenção de acidentes por inundações.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/30/moradores-do-novo-horizonte-recebem-orientacoes-da-defesa-civil/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original