Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Festa da Uva proporciona encontro de gerações

Publicada em 28/01/2017 às 17:32

Um encontro de gerações distintas que se reúnem para comemorar, dançar, comprar vinhos e frutas, aprender sobre história e sobre a produção agrícola, que durante anos foi um dos pilares da economia jundiaiense: essa tem sido uma das marcas da 34ª edição da Festa da Uva e 5ª Expo Vinhos, que chega ao seu segundo fim de semana com excelente público.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

Grupo Folklorístico Stella Bianco fez uma apresentação especial de dança em homenagem ao Circolo Italiano

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Casal veio a Jundiaí pela primeira vez este ano para conhecer a festa

Com 88 anos de idade, a aposentada Maria Eugênia Amorim – uma portuguesa radicada no Rio de Janeiro – veio a Jundiaí pela primeira vez este ano para conhecer a festa. Ela integra uma excursão que saiu da capital fluminense na sexta-feira (27) e fica até domingo (29). “A festa é linda. Estou adorando as apresentações musicais e também estou muito feliz por ter conseguido comprar figos de boa qualidade. Eu adoro figo e tenho dificuldade de encontrar no Rio”, disse.

Maria Eugênia trouxe o marido, o também aposentado Virgínio Lopes, que também se surpreendeu positivamente com a organização do evento. “A infraestrutura é excelente. O pessoal da organização é atencioso e o espaço muito bem arrumado”, elogiou.

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva e Expo Vinhos segue neste final de semana
Workshop culinário é novidade da Festa da Uva e Expo Vinhos 2017

Adriele fez questão de participar novamente da Pisa da Uva

Já a auxiliar de educação Adriele Cristina Souza, de 31 anos, marca presença na festa pela terceira vez. Ela veio de Sorocaba com o noivo e fez questão de participar novamente da Pisa da Uva, uma das cerimônias mais tradicionais do evento. “Eu experimentei ano passado, gostei e quis fazer de novo este ano. É uma sensação muito gostosa e uma boa forma de homenagear os produtores”, afirmou.

O público também se destaca pelo grande número de jovens. A estudante Luiza dos Reis Barboli, de 12 anos, veio de São Paulo acompanhada dos pais para conhecer um pouco da história da família. “Gostei muito da Pisa da Uva e da apresentação dos grupos musicais. A variedade de comidas típicas também é muito boa”, disse.

O público também se destaca pelo grande número de jovens: Luiza veio acompanhada dos pais

Um dos eventos mais concorridos, a cerimônia da Pisa da Uva contou com a participação de dezenas de visitantes. Antes do tradicional momento que reproduz um dos passos da produção de vinho, o Grupo Folklorístico Stella Bianco fez uma apresentação especial de dança em homenagem ao Circolo Italiano de Jundiaí.

O presidente da entidade, Vittorio Mario Scappini, recebeu uma cesta comemorativa das mãos da rainha da uva, a agente de desenvolvimento Ana Paula Andrade dos Santos. Ele também foi homenageado em um texto escrito pelo gestor de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

O gestor destacou a importância da imigração italiana para a formação de Jundiaí e os reflexos da cultura do país europeu, “que permanecem até hoje enraizados no comportamento dos jundiaienses e, claro, também refletiu na produção rural da cidade”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/28/festa-da-uva-proporciona-encontro-de-geracoes/


Leia mais sobre , , , , , , , ,