Cursos são oportunidades para transformar vidas

Publicada em 24/01/2017 às 17:08

Desempregada há nove meses, Patrícia Rodrigues viu no curso de Panificação Artesanal a possibilidade de melhorar a renda da família. “Depois que perdi o emprego, descobri que estava grávida, o que dificulta ainda mais o processo de aprovação nas empresas. Tenho certeza de que estas aulas vão me ajudar muito porque posso trabalhar em casa, vender meus produtos e ainda cuidar do meu bebê”, disse ela, que está no quinto mês de gestação.

A jovem, de 25 anos, não é a única a pensar em novas possibilidades a partir da qualificação oferecida de graça pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Paula Souza e coordenado pela Escola Técnica Benedito Storani. Marcos Moretti perdeu o emprego na área de informática há três meses. Se para muitos a demissão é motivo de desespero, para o rapaz foi um incentivo a mudar de segmento e fazer do hobby uma profissão. Apaixonado por culinária, Marcos já pensa em começar uma pequena produção de pães em casa para aprimorar a técnica. “Estou gostando tanto que quero investir mais, fazer uma faculdade de gastronomia e me especializar em comida italiana”, afirmou.

De acordo com o professor da ETEC, Gerson Camargo, o curso de Panificação Artesanal abre portas para diversas oportunidades, uma vez que ensina desde o processo de fermentação natural, a função de cada ingrediente e a elaboração das receitas até a modelagem. “Os conceitos são básicos e oferecem condições para que o aluno trabalhe em casa, para reforçar o orçamento familiar, ou busque uma vaga de emprego em pequenos estabelecimentos, como padarias de bairro, por exemplo”, explicou o chef.

LEIA TAMBÉM
Crianças trocam copos de sucos por doações ao Funss

Curso de Panificação Artesanal abre portas para diversas oportunidades

Desde que saiu do antigo emprego, há três anos, Andréa Cristina Siqueira Cruz tem produzido e comercializado salgados para festas e roscas doces. O novo ofício tem colaborado com as despesas de casa, já que o marido está aposentado: “Se eu tivesse que pagar um curso como este, certamente, não teria condições de estudar e me especializar. Esta oportunidade veio em boa hora e não vou deixar passar em branco. Em breve, pães também estarão no meu cardápio.”

Parceria
Além do curso de Panificação Artesanal, o Fundo Social de Solidariedade realiza, até o dia 3 de fevereiro, capacitações para Ajudante de Cozinha, Bartender, Camareira e Garçom. A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada com o Centro Paula Souza, em São Paulo. A instituição educacional ofereceu, sem custo aos cofres públicos, duas unidades móveis adaptadas para receber a infraestrutura necessária. As carretas estão estacionadas no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

O veículo de Hospitalidade tem 60 metros quadrados e simula um hotel com quarto, banheiro, closet, cozinha industrial, local de refeições e balcão de preparo de bebidas. Já a unidade de Produção Alimentícia tem a área interna de aproximadamente 83 metros quadrados e ambientes para produção de pães, cortes e embalagens de carnes. São duas salas de aula com instalações de uma cozinha (com forno, fogão, micro-ondas, batedeiras e balança) e um açougue (com balcão, jogos de facas e afiador).

Foram oferecidas 120 vagas para pessoas a partir de 16 anos, residentes em Jundiaí. De acordo com a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, o objetivo é resgatar a autoestima e a dignidade humana por meio da qualificação profissional: “Sabemos que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda. A capacitação é fundamental para as pessoas entrarem ou permanecerem no mercado de trabalho, altamente competitivo nos dias de hoje”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/24/cursos-de-qualificacao-sao-oportunidades-para-transformar-vidas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original