HU: Enfermeiros fazem treinamento para ‘pegar a veia’ dos pacientes

Publicada em 16/01/2017 às 17:31

Entre esta segunda (16) e a quinta-feira (19) de janeiro, a equipe de enfermagem do Hospital Universitário (HU) participa de reciclagem do treinamento “punção de acesso venoso periférico”. A atividade é ministrada pela enfermeira Raissa Pereira, que integra a equipe de Educação Continuada do HU. O objetivo é garantir maior eficiência em procedimentos que exijam a administração de medicamentos por veia ou coleta de sangue.

Treinamento inclui teoria e prática sob o comando da enfermeira Raíssa Pereira

Segundo a enfermeira Raissa, este procedimento é habitual em todas as unidades de saúde, e por esta razão, é preciso ter uma equipe de enfermagem sempre bem preparada, atualizada e capacitada para garantir conforto e segurança ao paciente. “Vamos realizar o treinamento com 100% da equipe de enfermagem do HU. Iniciamos, nesta segunda-feira (16), o treinamento, que segue até a quinta-feira (19). Faremos vários grupos pequenos para que haja mais  aproveitamento”, ressalta. A atividade inclui teoria e prática.

A punção de acesso venoso é um processo que consiste em localizar uma boa veia para se introduzir um cateter no qual são administrados fluídos de forma contínua, coleta de sangue, aplicação de medicamento ou manutenção de uma via de acesso venosa. Para que seja indolor e certeiro, além de destreza manual, o profissional precisa ter conhecimento de anatomia, fisiologia, microbiologia, farmacologia e psicologia.

No decorrer de 2017, outras atividades voltadas para a melhoria do atendimento e assistência prestada à população estão previstas. Em breve, o HU divulgará as próximas ações.

Assessoria de Imprensa HU
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/16/hu-enfermeiros-fazem-treinamento-para-pegar-a-veia-dos-pacientes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original