Defesa Civil monitora áreas de risco em Jundiaí por causa das chuvas

Publicada em 10/01/2017 às 15:47

Em razão do volume de chuvas registrado nas últimas 72 horas, as áreas mais atingidas pelas águas já estão sendo rigorosamente vistoriadas e monitoradas pela Defesa Civil. O Jardim Santa Gertrudes foi o bairro que registrou o maior índice pluviométrico dos últimos dias, com 95 milímetros, seguido pelos bairros Fazenda Grande, com 80 milímetros, e Ponte São João, com 58 milímetros.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura inicia plano de ação para limpeza da cidade
Fundo Social de Solidariedade precisa de doações para repor estoque vazio

Áreas de risco são monitoradas pela Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil, o coronel PM Mauro Minoro Takara, explica que a classificação de estado de atenção não provoca alardes à população, já que ela existe exatamente para disparar ações de prevenção.

“O estado de atenção é um dos quatro níveis de operação, com os quais trabalhamos na Defesa Civil. Antes dele, temos o de observação, que se dá quando recebemos volumes de chuvas inferiores a 80 milímetros em três dias. Depois dele, temos o de alerta, iniciado com registros de deslizamentos de terra ou de alagamentos pontuais e, por último, o de alerta máximo, que é acionado quando ocorrem esses deslizamentos ou alagamentos de forma generalizada pela cidade”, explicou Minoro. “Estamos trabalhando de forma conjunta para a prevenção de fatos que podem provocar prejuízos à população. A Unidade de Gestão de Serviços Municipais também já está executando ações nessas áreas que estamos monitorando”, completou o coordenador.

Outros bairros
Em Jundiaí há vários pontos com equipamentos (pluviômetros) instalados para a medição do volume das chuvas. Sob a responsabilidade da DAE Água e Esgoto S/A e outros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) os equipamentos informam diariamente à Defesa Civil os índices registrados.

Nas últimas 72 horas, por exemplo, choveu 47 milímetros no bairro Jardim Florestal, 44 milímetros no Jardim Tamoio e 40 milímetros no bairro da Roseira (Caxambu).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/10/defesa-civil-monitora-areas-de-risco-em-jundiai-por-causa-das-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original