19º Grupamento de Bombeiros comemora oito anos em solenidade

Publicada em 01/12/2016 às 18:17

O 19º Grupamento de Bombeiros (GB) comemorou o aniversário de oito anos de criação com solenidade, nesta quinta-feira (1º), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí, que contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi, um dos homenageados pela corporação.

Prefeito Pedro Bigardi foi um dos homenageados pelo Corpo de Bombeiros

Prefeito Pedro Bigardi foi um dos homenageados pelo Corpo de Bombeiros

O chefe do Executivo recebeu homenagem pelo apoio prestado ao 19º GB e recebeu uma placa das mãos do comandante, tenente-coronel Anderson Lima de Oliveira. Bigardi aproveitou a oportunidade para agradecer e se colocar à disposição da corporação. “Deixo aqui meu agradecimento ao Corpo de Bombeiros. Todos sabemos de sua importância para a cidade. É preciso reverenciar o trabalho e dedicação de todo o efetivo, que coloca em risco a própria vida em prol de outras. É obrigação do poder público se colocar à disposição do Corpo de Bombeiros para trabalharem juntos com o intuito de ajudar o cidadão.”

Na ocasião foram entregues as medalhas “Heróis do Fogo” às personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços a sociedade; diplomas “Amigo do Bombeiro” aos civis que se destacaram ao longo do ano, somando esforços junto ao Corpo de Bombeiros. Também foram homenageados ex-comandantes e bombeiros veteranos, assim como o bombeiro do 19º GB que mais se destacou no ano de 2016. O inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, foi agraciado com a medalha “Heróis do Fogo”.

Prefeito Pedro Bigardi fez agradecimento ao Corpo de Bombeiros

Prefeito Pedro Bigardi fez agradecimento ao Corpo de Bombeiros

Segundo o comandante do Grupamento, tenente-coronel Lima, a solenidade foi uma oportunidade para agradecer o efetivo, membros da sociedade civil e autoridades pela parceria. “Este evento é um muito obrigado a todos que contribuem com o Corpo de Bombeiros para que continuemos fazendo nosso trabalho de prevenção e combate de ocorrências na região.”

História
Apesar de o 19º GB estar completando oito anos, a história do Corpo de Bombeiros em Jundiaí começa em 12 de novembro de 1946, após um incêndio que destruiu um armazém localizado na Rua Dr. Torres Neves, 01, aliado ao Programa de Expansão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que culminou com a criação do Destacamento de Bombeiros de Jundiaí, sendo a primeira fração de bombeiros do Estado fora da Capital, que contava com 12 homens e 2 viaturas, instalados em antigo depósito municipal, onde hoje é o complexo esportivo “Bolão”. No dia 14 de dezembro de 1971, foi oficialmente inaugurado o atual prédio em que está instalado o Posto de Bombeiros de Jundiaí, à Rua João Batista Curado, 120, no Anhangabaú. Já em 27 de novembro de 2008, por meio do Decreto Estadual n.º 53.733, foi criado o 19º GB, com sede em Jundiaí e que atende 28 municípios.

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/12/01/19o-grupamento-de-bombeiros-comemora-oito-anos-com-homenagens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original