Sessão solene na Câmara marca os 67 anos da GM

Publicada em 24/11/2016 às 16:55

A Câmara Municipal de Jundiaí foi palco na manhã desta quinta-feira (24) de uma festa em comemoração aos 67 anos da Guarda Municipal de Jundiaí. A Sessão Solene ocorreu em meio à presença de autoridades, guardas municipais, guardas aposentados, ex-comandantes e familiares.

O evento teve a presença do prefeito Pedro Bigardi e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, e do presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Marcelo Gastaldo.

O prefeito destacou a importância da GM para Jundiaí e o avanço dos últimos anos. “Mais do que equipamentos, viaturas e monitoramento, procuramos valorizar o guarda e dar condições a eles de exercerem sua função nas ruas”, disse.

LEIA TAMBÉM
Veja todas as fotos do evento
GM faz campanha de doação de sangue na Colsan

O prefeito Pedro Bigardi, a primeira dama Margarete, e o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, durante a cerimônia

O prefeito Pedro Bigardi, a primeira dama Margarete, e o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, durante a cerimônia

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, também valorizou os últimos quatro anos dizendo que a instituição teve excelentes investimentos em equipamentos, além da capacitação dos guardas. Algumas premiações e honrarias foram feitas durante o evento, a começar pela competição de tiro ao alvo entre os órgãos de segurança, torneio individual, e competição interna da GM.

Em seguida foram feitas homenagens aos familiares e ao primeiro motorista do ‘carro 13’, em 1951, Antônio de Jesus. O restaurador do lendário ‘carro 13’, Marcos Mamede, foi homenageado com um diploma pelos relevantes serviços prestados à instituição. Sete guardas municipais receberam as menções honrosas (GMs Bissoli, Andreasi, Spineli, Elisabeth, Robson Brito, Kennedy e Jorge.)

O ponto mais alto da solenidade foi a condecoração dos guardas com a medalha Vasco Antônio Venchiarutti, feita anualmente aos agentes que se destacaram acima do dever.

O lendário ‘carro 13’, da GM, em frente ao Paço Municipal

O lendário ‘carro 13’, da GM, em frente ao Paço Municipal

A Guarda Municipal feminina Arlete Leite, e os guardas Rodrigo Marques e Valmir Brás foram os condecorados e receberam das mãos do prefeito a medalha, instituída em 1991 na gestão do prefeito Valmor Barbosa Martins com o decreto nº 11.877.

O autor do hino da Guarda Municipal, Mário Reinaldo Sargiani, foi presenteado com um quadro com sua foto e a partitura do hino, escrito em 1993, e que teve o arranjo do Capitão Ernesto Fabiano, da Polícia Militar. Um outro quadro maior foi colocado na galeria de guardas aposentados da GM.

Para finalizar, o prefeito Pedro Bigardi recebeu um brasão da GM como presente, sendo homenageado e aplaudido pelos convidados. A Guarda Municipal de Jundiaí completou 67 anos de muita história e dedicação à população jundiaiense. O efetivo da GM possuí 380 guardas municipais.

Representantes da Polícia Militar, do 12ª G.A.C e secretários municipais estiveram acompanhando o evento.

Luciano Guerino
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/11/24/sessao-solene-na-camara-marca-os-67-anos-da-gm/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original