Prefeito vistoria intervenções no Complexo Fepasa

Publicada em 22/11/2016 às 19:04

Em visita técnica ao Complexo Fepasa nesta terça-feira (22), o prefeito Pedro Bigardi acompanhou as intervenções que estão sendo feitas no local, como a remoção das telhas originais da antiga oficina das locomotivas e troca do telhado, calhas e condutores do bloco administrativo. As ações fazem parte da etapa de ‘salvaguarda’, termo técnico usado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que orienta as prioridades no conjunto que integra o patrimônio nacional.

LEIA TAMBÉM
Conferência apresenta ações de saneamento para 20 anos

Bigardi e Toninho Sarasá acompanham troca do telhado na antiga oficina de locomotivas

Bigardi e Toninho Sarasá acompanham troca do telhado na antiga oficina de locomotivas

Bigardi destacou que a troca dos telhados marca o início do projeto de recuperação do Complexo Fepasa, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que prevê espaços culturais como cinema, teatro, salas de ensaio e restaurante. “É uma área de importância histórica para Jundiaí e esta primeira obra de troca dos telhados e drenagem das calhas visa a proteção deste patrimônio histórico e cultural.”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, explica que esta etapa de ‘salvaguarda’ visa a manutenção do local. “São ações mais urgentes, apontadas pelo Iphan, e representam o início do Plano de Ocupação das Oficinas da Companhia Paulista, que consta no Plano Diretor e prevê um novo uso para os galpões, voltado a atividades culturais.”

Troca de telhado foi apontada pelo Iphan como prioridade

Troca de telhado foi apontada pelo Iphan como prioridade

Originários da década de 1870, os telhados das áreas de oficinas de locomotivas e da área administrativa foram apontados como prioridades pelo Iphan em função do estado de deterioração.

Esta primeira etapa foi viabilizada por investimento privado de R$ 600 mil, contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de novo empreendimento comercial próximo ao Complexo Fepasa.

O serviço é executado pelo Estúdio Sarasá, responsável pela revitalização do projeto da Ponte Torta, com acompanhamento da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Parte das telhas francesas já foram retiradas da antiga oficina e serão armazenadas para serem recolocadas futuramente. No bloco administrativo, parte do telhado foi retirado e substituído por cobertura metálica.

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/11/22/prefeito-vistoria-intervencoes-no-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original