Em ação inédita, Prefeitura de Jundiaí digitaliza arquivo de mapas e plantas

Publicada em 09/11/2016 às 15:14

Com importantes funções históricas e técnicas, o Arquivo de Mapas e Plantas (Mapoteca), mantido pela Prefeitura de Jundiaí, faz a digitalização de suas plantas de loteamentos e projetos, algumas existentes desde o século 19. O trabalho, inédito, coordenado pela Secretaria de Obras, deve modernizar o acesso de arquitetos, engenheiros, munícipes, historiadores e estudantes universitários aos dados municipais.

O trabalho de digitalização tem o objetivo de evitar o manuseio e consequente desgaste das plantas existentes, além de permitir, futuramente, consultas online.

LEIA TAMBÉM
Projetos básicos de ciclovias alcançam 49,6 km

Barreto: demandas principais são loteamentos recentes e imagens aéreas

Barreto: demandas principais são loteamentos recentes e imagens aéreas

A planta de loteamento mais antiga desse acervo, por exemplo, foi elaborada sobre tecido em 1898, representando parte da área central compreendida entre as ruas Capitão Damásio (atual Marechal Deodoro), XV de Novembro, Torres Neves e Concórdia.

“Nossa maior demanda é por plantas de loteamentos mais recentes ou por fotos aéreas”, explica o coordenador do arquivo, Antonio Nivaldo Barreto. Pelo lado de estudantes universitários, as demandas são mais pontuais e estão voltadas geralmente para pontos de referência da cidade, como o Teatro Polytheama, as Oficinas da Companhia Paulista ou a região da Esplanada Monte Castelo.

O processo de escaneamento é feito por um aparelho escaneador de grandes dimensões e, com ajustes de luminosidade e definição, produz arquivos digitais fiéis aos documentos originais.

Plantas mais antigas chegam a datar do século 19

Plantas mais antigas chegam a datar do século 19

As fases dos trabalhos seguem, prioritariamente, loteamentos, ruas e fotografias aéreas da cidade feitas periodicamente a partir da década de 1960. Também estão presentes as plantas de projetos relacionados com a ocupação do sistema viário nos fundos de vale.

Com previsão inicial de seis meses, o trabalho deve ser estendido devido ao aumento de sua estimativa inicial do número de documentos, em torno de 15 mil plantas.

Além de fonte diária de consultas para muitos projetos de arquitetura e engenharia, é também uma das referências documentais da história da cidade ao lado do Centro de Memória, unidade vinculada ao Museu Histórico e Cultural, que é mais especializado em documentos e imagens.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/11/09/prefeitura-digitaliza-arquivo-de-mapas-e-plantas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original