Orgânicos fazem seu ciclo de ‘fiscalização participativa’

Publicada em 24/10/2016 às 18:00

A OCS Jundiaí Orgânicos, que produtores da cidade aprovaram em 2014 no Ministério da Agricultura, está promovendo um de seus ciclos de visitas técnicas exigidas pela legislação. O grupo é formado por agricultores, consumidores e técnicos.

O foco atual de prioridade está nos participantes da feira orgânica promovida nas manhãs de domingo na praça Monsenhor Arthur Ricci (esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre) e também aos sábados no Jardim Botânico.

LEIA TAMBÉM
Rota Turística da Terra Nova lança vídeo de divulgação
Serviço de análise do solo segue com atendimento a agricultores

Visita de outros agricultores, técnicos e consumidores é parte do processo

Visita de outros agricultores, técnicos e consumidores é parte do processo

“É um grande prazer receber essas pessoas envolvidas com o tema. Eu sempre tive horta natural para a família e amigos mas há dois anos e meio procurei essa certificação para poder comercializar”, explicou nesta segunda-feira (24) o produtor Paulo Alves, com uma chácara produtiva na borda da Serra do Japi na região do Medeiros.

Hortas convivem bem com árvores próximas

Hortas convivem bem com árvores próximas

Uma ficha técnica de observação orienta os participantes sobre pontos como o uso de cobertura verde, de rotação de cultivos e de pousio, da presença de árvores do entorno (“quebra-vento”), da origem de compostos orgânicos e sua dosagem, a validade das análises de solo e de água, o reforço de solo com meios como calcário, folha de mamona ou biofertilizantes, as condições de armazenamento ou de produção de derivados como geleias, os preventivos contra pragas como a calda bordalês nas frutas e os indicadores de melhorar a biodiversidade (como a presença de pássaros, borboletas ou esquilos).

No grupo de fiscalização participativa estavam os agricultores Ivan Sales, Marli Kohler Ceccato, Carlos Duran, Rosemeire Fontebasso, José Roberto de Paula e Maria Teresa Staeheli, mais Roberto Mangieri Júnior (também técnico) e ainda os consumidores Reinaldo Oliveira, Grace Kelly dos Santos, Regina Takejame e Maurício Facca, além do engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer (da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo).

Repolho-roxo e couve-flor convivem em um dos canteiros

Repolho-roxo e couve-flor convivem em um dos canteiros

Os produtores presentes são de outras regiões bastante variadas, como a Roseira, o Castanho, a Colônia (onde uma das áreas é produtiva há 120 anos) e discutem também como valorizar o fato de que, além de toda a agricultura orgânica ser benéfica para o meio ambiente e a saúde humana, a ênfase na produção local, dentro da agricultura como um todo, abrange também a economia da cidade e a preservação do próprio ambiente da comunidade.

“Diversos produtores notaram, por exemplo, que a mudança do horário de verão nos fez observar um pássaro que canta exatamente das 6h10 às 6h25. Antes era mais cedo, o sono mais profundo não nos deixava notar isso. É uma das coisas que fazem parte desse trabalho”, observou Paulo, entre discussões de plantios de aveia-preta, melito ou ora-pro-nobis, meios de encanteiramento e trocas de receitas diferenciadas com os outros participantes.

De acordo com o agrônomo Sérgio Pompermayer, os contatos com a OCS Jundiaí Orgânicos podem ser feitos com apoio do setor de agronegócios da Prefeitura em (11) 4589 8581 ou diretamente com aqueles que participam das feiras.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/10/24/organicos-fazem-seu-ciclo-de-fiscalizacao-participativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original