Feira Orgânica lembra neste domingo (16) o Dia Mundial da Alimentação

Publicada em 14/10/2016 às 08:34

A Feira Orgânica semanal na praça da esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre vai lembrar neste domingo (16), das 7h às 12h, o Dia Mundial da Alimentação.

A feira, que é parte da rede de abastecimento da Prefeitura, é realizada por agricultores vinculados à OCS Jundiaí Orgânicos. A entidade inclui também apoiadores do tema, consumidores e mesmo produtores agroecológicos de outras iniciativas e todos os interessados podem participar de visitas técnicas aos cultivos com um “check list” de critérios recomendados pelo Ministério da Agricultura.

LEIA TAMBÉM
Certificado da uva Niagara Rosada tem cronograma técnico
Rota da Uva escolhe melhores fotografias com ‘curtidas’ virtuais
‘Sexta no Centro’ têm clássicos do rock e tributo à cantora Amy Winehouse no dia 14

Cena de visita técnica a cultivo do grupo nessa segunda-feira (10)

Cena de visita técnica a cultivo do grupo nessa segunda-feira (10)

A data, por outro lado, é comemorada mundialmente todos os anos, no dia 16 de outubro, desde a década de 1960 com o objetivo de estimular a reflexão sobre aspectos como a participação de toda a humanidade no combate à fome e no acesso a uma alimentação saudável para as pessoas e para o ambiente.

Além das verduras e hortaliças produzidas de maneira agroecológica, a feira em Jundiaí apresenta também derivados como pães, geleias e até mesmo, esporadicamente, plantas comestíveis não-convencionais ou flores comestíveis (tema de outros eventos relativos à data na cidade feitos por outras instituições como o Sesc).

De acordo com a Organização Mundial da Alimentação (FAO), criada em 1945 pelas Nações Unidas, o tema principal deste ano é “o clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”.

Com estimativa de 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050, o desafio divulgado pela FAO é aumentar a produção de alimentos (não pelas monoculturas) enquanto os pequenos agricultores familiares (que produzem a maior parte dos alimentos consumidos) estarão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, secas e desastres meteorológicos relacionados com as mudanças climáticas.

A feira acontece normalmente neste domingo (16) na praça Monsenhor Arthur Ricci, que abriga essa edição semanal da feira, que, aos sábados, é realizada no Jardim Botânico.

Extras
Além da feira normal, a praça também deve receber nesse dia intervenções colaborativas e autônomas de outros grupos locais como o AlimentAÇÃO (ingredientes orgânicos), Compostando Ideias (multiplicação de minhocários e reciclagem de comida) e Multiplica, Cultivando a Sabedoria da Terra (sementes crioulas e mudas para troca).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Reprodução/Reinaldo Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/10/14/feira-organica-lembra-neste-domingo-16-o-dia-mundial-da-alimentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original