Guardião-Mirim tem atividades em escolas municipais da cidade

Publicada em 22/09/2016 às 18:01

O projeto educativo Guardião-Mirim, sobre guarda responsável de animais, desenvolve ações nesta sexta-feira (23) na Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins, e na quarta-feira (28) na Emeb Arcina Aparecida Nogueira Barbosa, na Vila Ana, e na Emeb Lucírio Valle, na Vila Maringá.

Organizado pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), em parceria das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação, o projeto trabalha na prevenção de abandono ou maus tratos de cães e gatos pela educação direta das crianças.

LEIA TAMBÉM
Acordo de TAC amplia área regularizada da Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi

Crianças aprendem sobre guarda responsável de animais na Emeb Owen Zillo

Crianças aprendem sobre guarda responsável de animais na Emeb Owen Zillo

Na Emeb Owen Zillo, na região da Vila Comercial, as crianças tiveram nessa terça-feira (20) uma sessão de vídeo educativo, uma conversa com a equipe da Cobema e ações chamadas de “veterinário mirim”, nas quais puderam tratar de maneira lúdica com um grande bicho de pelúcia sobre os cuidados com os animais domésticos (que, como os seres humanos, possuem orelha, cabeça e até sentimentos – mas continuam sendo animais com seus sinais próprios de demandas).

Mascote do projeto, o cão Sorriso é uma atração à parte

Mascote do projeto, o cão Sorriso é uma atração à parte

O ponto alto do projeto para as crianças, entretanto, é a interação com o mascote do projeto, chamado Sorriso, um cão resgatado de maus tratos e completamente sociável.

O envolvimento das crianças e de suas famílias no projeto culmina em uma carteirinha de guardião mirim, contendo o chamado “check list” dos cuidados, como vacinas, ambiente adequado, exercícios, castração e outros. No momento, uma das prioridades do projeto está em escolas de bairros do entorno da Serra do Japi por causa da necessidade de reduzir riscos da interação entre animais silvestres da rica biodiversidade da reserva com animais domésticos da região urbana mais próxima.

Na Emeb Aparecido Garcia, a atividade da vez desta sexta (23) será uma reunião com professores e pais de alunos. O mesmo ocorre na quarta (28) na Emeb Arcina Aparecida Nogueira Barbosa e na Emeb Lucírio Valle.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/22/guardiao-mirim-tem-atividades-em-escolas-nesta-sexta-feira-23/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original