Complexo Fepasa tem evento cultural nesta quarta-feira (14)

Publicada em 12/09/2016 às 14:04

Uma intervenção teatral sobre a ferrovia, organizada por atores da cidade, e uma sessão musical com voz e violino do artista Bentivi Bents formam parte do evento aberto ao público nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, no galpão das antigas oficinas da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa. Também haverá exposição de peças do museu ferroviário e a apresentação de versão preliminar do plano urbanístico dessa região.

LEIA TAMBÉM
‘Sexta no Centro’ muda data de setembro e traz soul e reggae para a Praça da Matriz

O músico Bentivi Bents é uma das atrações

O músico Bentivi Bents é uma das atrações

O acesso ao local pode ser feito pela entrada de pedestres do número 1.760 da avenida União dos Ferroviários (em frente à rua São Bento) ou pelo estacionamento de veículos do Poupatempo. Também há linhas de ônibus entre os terminais Vila Arens e Hortolândia que passam pelo local.

A versão preliminar do plano urbanístico, de médio prazo, vai ser compartilhada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, indicando não apenas a reorganização da área interna do complexo mas de seu entorno, entre a avenida União dos Ferroviários e o rio Jundiaí, onde a avenida Antonio Frederico Ozanan é “corredor urbano” com novos mecanismos público-privados definidos pela lei 8.683, resultante do Plano Diretor Participativo. Uma primeira etapa de intervenções imediatas deve também ser informada.

A programação artística foi organizada pela Secretaria de Cultura.

História
O complexo de oficinas da centenária Companhia Paulista de Estradas de Ferro, inaugurada em 1872, tem atualmente uma área de 111 mil metros quadrados, com 45 mil metros quadrados de área construída. Foi a principal empresa do ramo no país entre os séculos XIX e XX, sendo estatizada na Fepasa em 1971 com área adquirida pela Prefeitura de Jundiaí em 2001. A área é tombada como patrimônio histórico nacional.

Evento ocorre nas antigas oficinas da Companhia Paulista

Evento ocorre nas antigas oficinas da Companhia Paulista

Atualmente o complexo tem espaços ocupados por serviços e entidades, como o Museu da Companhia Paulista, a Faculdade de Tecnologia (Fatec Jundiaí), o Poupatempo, a Estação Juventude, a Guarda Municipal, o Centro de Memória de Jundiaí (do Museu Histórico), a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), o Centro de Estudos e Lazer da Melhor Idade (Celmi), seções da Secretaria de Transportes e o Cadastro Único (Semads).

Com 144 anos de existência, parte dos edifícios do complexo ferroviário da Companhia Paulista apresentam demandas específicas, como no caso das obras emergenciais da cobertura dos blocos 14-C e 14-E encaminhadas em compromisso público-privado também aprovado em agosto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/12/complexo-fepasa-tem-evento-cultural-nesta-quarta-feira-14/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original