4º Simpósio sobre Patrimônio continua no Complexo Fepasa

Publicada em 24/08/2016 às 18:14

Aberto com uma importante valorização do novo papel do patrimônio material, imaterial e natural na vida das comunidades humanas, o 4º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí tem nesta quinta-feira (25) o lançamento do livro “Memória Ferroviária” pela Faculdade de Tecnologia (Fatec Jundiaí), às 8h30, e a Oficina de Análise Geográfica em Pesquisa sobre Patrimônio Cultural, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), às 9h, como atividades iniciais do dia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E O RESUMO DOS TRABALHOS DO SIMPÓSIO

A importância do tema foi destacada na abertura com a presença dos secretários: de Cultura, Jean Camoleze; de Educação, José Renato Polli; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; e de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

LEIA TAMBÉM
Simpósio marca lançamento de pesquisa ferroviária
CEU das Artes e Esportes tem workshop infantil de dança nesta quinta (25)
Orquestra Jazz Sinfônica se apresenta no Teatro Polytheama neste sábado (27)

4º Simpósio do Patrimônio vai até esta sexta- feira (26)

4º Simpósio do Patrimônio vai até esta sexta- feira (26)

“A abertura foi ótima. Dialogamos com forte ênfase sobre políticas públicas dentro do município, em relação ao patrimônio histórico e cultural”, avaliou o titular da Diretoria de Patrimônio Histórico, Donizetti Aparecido Pinto.

Realizado na sala dos relógios do Complexo Fepasa, ao lado do Museu da Cia. Paulista, o simpósio tem abordagens relacionadas com a transição do patrimônio inicialmente visto como os prédios do poder estatal ou religioso do período colonial, na década de 1930, até sua expansão para o também patrimônio imaterial da cultura popular (e até ambiental), na década de 1970. Alguns aspectos arquitetônicos, políticos e históricos foram abordados na primeira mesa do evento pela doutora em História Aline Vieira de Carvalho, da Universidade de Campinas (Unicamp), e pelo mestre em arquitetura Pier Paolo Piazolato, da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí.

Número de participantes já supera a marca do 1º dia da realização anterior em 2015

Número de participantes já supera a marca do 1º dia da realização anterior, em 2015

No período da tarde, os participantes puderam apreciar a palestra “Patrimônio Ambiental: o valor histórico da relação humana com o meio ambiente” junto aos palestrantes: mestre em História e documentarista do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Felipe Bueno Crispim; da historiadora Júlia Amabili e do pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, Moisés Storino.

Também o minicurso “Conservação e manejo de documentos – Centro de Memória” foi ministrado aos interessados, simultaneamente à apresentação de trabalhos correlatos ao Patrimônio jundiaiense, às 15h. Segundo organização do evento, os trabalhos precisaram ser divididos em dois dias para que todas apresentações fossem contempladas.

“Tivemos 27 inscrições de trabalhos que se dividem entre esta quarta (24) e quinta-feira (25), durante a programação do 4º Simpósio. É muito bom ver o interesse da população em participar do evento, que já supera o público do primeiro dia de sua realização anterior, em 2015”, ressalta Donizetti.

Continuidade
Além dos eventos com professores da Fatec e da Unesp, a quinta-feira (25) abrange no simpósio a a mesa de discussão “O papel dos movimentos sociais na construção de Jundiaí”, às 10h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E O RESUMO DOS TRABALHOS DO SIMPÓSIO

Abertura contou com presença de vários setores

Abertura contou com presença de vários setores

A data tem também 17 exposições diferentes, de quinze minutos cada, resumindo trabalhos inscritos no evento com os mais diferentes temas.

Para esta sexta-feira (26), outras atividades complementam a programação, com encerramento, às 19h, na Ponte Torta, em apresentações culturais de Capoeira e Folia de Reis.

O 4º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí está sendo realizado no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, nº 1760, Centro. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman e Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/24/4o-simposio-do-patrimonio-continua-nesta-quinta-25-no-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original