Ementa minicurso ‘Noções Básicas de Educação Patrimonial – Patrimônio Imaterial: Históricos, Interações e Significados

Publicada em 19/08/2016 às 16:31
  • Educação e sua relação com a cultura de povos e grupos sociais;
  • Abordagem musicológica/etnomusicológica da formação do patrimônio musical brasileiro com ênfase no estudo dos processos interculturais musicais: europeu e africano;
  • Análise das manifestações expressivas da cultura popular brasileira enfocando as suas origens étnicas e a localização urbana ou rural sob o prisma antropológico e cultural;
  • Cultura popular regional.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, Berenice de; PUCCI, Magda. Outras terras outros sons. 2.ed. São Paulo. Ed Callis, 2011.

BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara. A África está entre nós, livro 1: história e cultura afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2006.

MORAIS, Frederico. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo, SP: Prêmio, 2003.

LOUREIRO, Maristela; TATIT, Ana. Brincadeiras cantadas de cá e de lá. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2013.

Bibliografia Complementar:

HOLANDA, Sérgio Buarque. O homem cordial: raízes do Brasil. 9.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

SILVA, Lucilene. Eu vi as três meninas: música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuiba. Carapicuiba, SP. Zerinho ou Um, 2014.

SODRÉ, Lilian Abreu. Música Africana na Sala de Aula. Cantando, Tocando e Dançando nossas raízes negras 1. ed. – São Paulo: Duna Dueto, 2010.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/19/ementa-minicurso-nocoes-basicas-de-educacao-patrimonial-patrimonio-imaterial-historicos-interacoes-e-significados/