Ementa minicurso ‘Conservação e manejo de documentos’

Publicada em 19/08/2016 às 16:27

Acervo Documental

Responsável: Juliana Mota Silveira

Os arquivos, por meio dos seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de uma cidade. São repositórios milenares de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência de sua época de origem, dando testemunho e prova das ações realizadas e dos eventos ocorridos.

Entretanto, para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada de uma forma especifica.

Nessa parte do mini-curso serão abordados os seguintes aspectos:

  • O que é um centro de memória? Leis que que respaldam e auxiliam no funcionamento do centro de memória. A diferença entre um centro de memória e arquivo municipal;
  • Principais vulnerabilidades e agentes de danos;
  • Ações de conservação (higienização e acondicionamento);
  • Temporalidade dos documentos: quando um documento passa a ser um documento histórico?;
  • Condições ambientais recomendadas;
  • Acondicionamentos de documentos.

Acervo fotográfico

Responsável: Marco Antônio de Almeida Cunha

Os acervos fotográficos requerem cuidados especiais redobrados quanto aos procedimentos de conservação devido às múltiplas tipologias e materiais envolvidos e suas diferentes características. É preciso, antes de mais nada, conhecer o que há nos acervos para que se possa elencar as ações necessárias.

  • Negativos: Vidro, Nitrato de Celulose, Acetato e Poliéster;
  • Positivos: Estojos (Daguerreótipos, ambrótipos, ferrótipos), Papel albuminado, Papel fibra baritado, Papel resinado e Diapositivos;
  • Meios eletrônicos: Material digitalizado, Imagens digitais (fotos produzidas em câmera digital na origem) e Reproduções digitais.

As ações de conservação (higienização, embalagem, acondicionamento) adequadas são diferentes para cada tipo de material. Na oficina oferecida serão abordadas noções sobre a identificação desses materiais, as principais formas de deterioração de cada um, como evita-las e uma demonstração sumária das ações a serem realizadas com cada tipo de material.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/19/ementa-minicurso-conservacao-e-manejo-de-documentos/