Fórum do Terceiro Setor debate participação social

Publicada em 21/06/2016 às 16:41

Os conselhos e espaços de participação na política pública de assistência social formaram o tema do 22º Encontro do Fórum Cáritas Terceiro Setor, uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com a Cáritas Diocesana e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), nesta terça-feira (21). A mediação foi do assessor do Gabinete, Rodrigues Mendes Pereira, que atua no aprimoramento local do Marco Regulatório do Terceiro Setor e da Política de Assistência Social.

O evento contou com palestras da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Giany Póvoa, e da professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Rosângela Paz. Também participou a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho. O público foi formado por representantes de entidades sociais, profissionais e usuários da rede de assistência social.

LEIA TAMBÉM
Senac oferece curso gratuito de Agente de Desenvolvimento Local no Cras Vista Alegre

Encontro reuniu entidades e profissionais e usuários da assistência social

Encontro reuniu entidades e profissionais e usuários da assistência social

Segundo Rodrigo, o encontro busca discutir a participação da sociedade civil – trabalhadores, entidades e usuários – na política de assistência social. “Estamos no processo de eleição do Conselho Municipal de Assistência Social e da efetivação das comissões locais (CLAS) e este debate é fundamental, pois o tema significa inclusive o controle social na área. Espaços como este tornam-se ricos à medida que as discussões e deliberações levam em conta os interesses coletivos”, afirmou.

Nessa linha, Giany Póvoa (Semads) apresentou a palestra “Cenário de Jundiaí: processo de eleição do conselho e da instalação das comissões locais”, na qual abordou o contexto do município, a rede de assistência social e os caminhos e dificuldades para fomentar a participação social. Um dos destaques foi a presença dos usuários no conselho, conquistada lei nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2014.

“Neste atual processo de eleição esperamos ter esses representantes dos usuários no conselho, que passa a ser mais representativo”, frisou.

No caso da professora Rosângela Paz (PUC-SP) o tema foi “Participação e Controle Social: o papel da sociedade civil na Política Municipal da Assistência Social”, definido por ela como uma sensibilização sobre a importância da presença da sociedade civil nos conselhos e as contribuições que isso pode dar para as políticas públicas em um setor delicado que é a proteção social e os direitos de cidadania.

A coordenadora da Cáritas Jundiaí, Maria Rosângela Moretti, disse que encontros como esse são realizados periodicamente com a proposta de debater uma temática voltada ao Terceiro Setor. “É um espaço de sensibilização para motivar mais pessoas a participarem com tempo e conhecimento”, afirmou.

Viviane Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/21/forum-do-terceiro-setor-debate-participacao-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original