Jundiaí ganha protocolo oficial da rede de proteção aos idosos

Publicada em 14/06/2016 às 11:01

A Prefeitura de Jundiaí oficializa, nesta quarta-feira (15), o novo protocolo da Rede de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência, desenvolvido em um trabalho multidisciplinar ao longo dos últimos anos e que organiza as ações de cada setor da administração municipal e parceiros diante desse aspecto do segmento crescente da população, que já soma mais de 52 mil moradores acima dos 60 anos na cidade.

LEIA MAIS
Prefeitura capacita mil servidores em atendimento de idosos
Professores da EJA participam de palestra sobre direito do idoso
Emoção marca lançamento do filme #somostodoscuidadores na Biblioteca

Também na mesma data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, ocorrem outras atividades na cidade, como uma missa de ação de graças na Catedral Nossa Senhora do Desterro, às 7h, um ato em defesa dos aposentados na praça Tibúrcio Estevam de Siqueira, às 9h (ambas organizadas pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região), e uma roda de conversas com o tema ”respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”, no Centro de Convivência do Idoso (Complexo Argos), às 14h, organizada pela Guarda Municipal.

“É um tema importante e que deve estimular outras instituições e moradores a falarem sobre o assunto, que tem muitas nuances e situações diferentes a serem compreendidas. Estamos citando alguns eventos independentes, mas outros devem estar ocorrendo porque o assunto está na agenda atual”, comenta Cláudia Sartori, da Coordenadoria do Idoso, que está vinculada ao Gabinete.

A data também está presente nas contas de água do município no período de 1 a 30 de junho, gerenciadas pela DAE. Uma frase leva a 109,5 mil residências o lembrete de que “violência contra idosos é crime (maus tratos, agressões verbais, ameaças, abandono, exploração financeira ou omissão de cuidados) e que podem ser combatidos e denunciados no Disque 100.

O ato de oficialização do protocolo da Prefeitura de Jundiaí é conjunto da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assisstência e Desenvolvimento Social e reúne as atuais abordagens legais e tópicos como a política municipal de atenção à pessoa idosa, a promoção da saúde e a prevenção de violências, o papel da assistência social, os tipos e natureza de violências que atingem os idosos, as situações e fatores de risco, o acolhimento, a rede intersetorial de cuidados, as ações na saúde e na assistência, o papel das unidades básicas e especializadas, as instituições internas e externas, os fluxos de cada caso e suas fichas de registro e a rede de contatos para a comunidade.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/14/jundiai-ganha-protocolo-oficial-da-rede-de-protecao-aos-idosos/