CEU das Artes vai ser inaugurado neste sábado (28)

Publicada em 23/05/2016 às 14:38

O Centro das Artes e dos Esportes Unificados, o chamado de CEU das Artes, no Jardim Vista Alegre, vai ser inaugurado no sábado (28), às 10h. O novo equipamento conta com espaços culturais, esportivos e de assistência social para atendimento dos moradores do Vista Alegre, Parque Centenário, Terra da Uva, Parque dos Ingás e Morada das Vinhas.

A estrutura contou com investimento de R$ 2,5 milhões – provenientes de recursos federais e contrapartida municipal. São 6,5 mil metros quadrados de área total, sendo 1.034 metros quadrados de construção, distribuídos entre quadra coberta, pista de skate, playground, sala de ginástica, biblioteca, telecentro e um miniteatro.

O espaço vai ter ocupação múltipla, que envolve três secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer e de Cultura, além da Coordenadoria da Juventude.

LEIA TAMBÉM
Orquestra Municipal abre temporada 2016
Virada Jundiaí celebra a cultura com público de 60 mil
Estação Geek reúne jovens da cidade e região na Virada Jundiaí
Dia do Desafio 2016 está marcado para a próxima quarta-feira (25)

Equipamento reúne atividades culturais e esportivas, além de atendimento social

Equipamento reúne atividades culturais e esportivas, além de atendimento social

Na área de assistência social, o CEU vai contar com um centro de referência (CRAS); na parte cultural haverá sala multimídia, anfiteatro com capacidade para 60 pessoas, biblioteca e espaços para oficinas; e, na esportiva, quadra coberta, pista de skate, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e playground.

As oficinas que vão ser oferecidas à população na localidade são: maracatu, kendô, jardinagem, movimento corporal, teatro, capoeira, grafite, artesanato, cineclube, fotografia, ginástica corporal, futsal, karatê, zumba, aula de percussão e o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas oficinas são promovidas pelas Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer e de Cultura, aliados ao fomento da comunidade que participa ativamente das propostas.

O Centro de Artes e Esportes Unificados é o primeiro equipamento público da cidade que tem um modelo de gestão compartilhada com a sociedade. O Conselho Gestor do CEU das Artes, empossado no último dia 18, é composto por nove titulares, sendo três representantes da Prefeitura, três da sociedade civil e três representantes dos usuários, e seus respectivos suplentes. O mandato do conselho é de dois anos.

Para o diretor de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Kleberson Alexandro Pinto, o equipamento vai gerar um maior fomento às atividades culturais na localidade. “Percebemos um crescimento da participação da população e agora com o equipamento montado e as atividades acontecendo, a tendência é de que tenhamos agenda repleta dentro de seu horário de funcionamento”, salientou.

Gestão compartilhada conta com apoio da comunidade local

Gestão compartilhada conta com apoio da comunidade local

Programação
No sábado (28), inúmeras atividades recheiam a agenda para comunidade. Às 8h30, ginástica para mulheres inaugura o espaço. Em seguida, às 10h, o público poderá prestigiar contações de histórias: “Os Três Desejos” e “Do pouco se faz muito”.

Após a cerimônia oficial de abertura, por volta das 10h30, estão programados ainda exibição do documentário “Bandas pelos salões da Terra da Uva”; roda de samba; zumba; capoeira; futebol; pintura de rosto e ocupação hip-hop com Dj’s, rappers, grupo “288” e outras atrações.

Haverá ainda shows musicais da banda Patrulha Noturna, com uma seleção de rock clássico; do Trio Serelepe, de forró pé de serra; do sambista João Fernandes; e do grupo de Folia de Reis “Os filhos de Belém”.

O Ceu das Artes fica na rua Cabo Edivaldo Quirilo Santana, esquina com rua Diácono Sebastião Cegobias Filho, s/ nº, Vista Alegre. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/23/ceu-das-artes-vai-ser-inaugurado-neste-sabado-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original