‘Maio Amarelo’: Prefeitura inicia ações no trânsito

Publicada em 02/05/2016 às 18:05

Assim como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o “Maio Amarelo” também é mês de reflexões, em busca de um trânsito mais seguro. A campanha foi lançada na tarde desta segunda-feira (2) pelo prefeito e a equipe da Secretaria de Transportes.

Com o objetivo de conscientizar a população, a divisão de Educação no Trânsito vai fazer diversas ações para chamar atenção ao alto índice de acidentes no trânsito. “Esse é o terceiro ano que Jundiaí realiza o Movimento Maio Amarelo. Essa campanha salva vidas, promovendo orientação e educação no trânsito”, pontuou o prefeito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas. De acordo com a Divisão de Educação e Estatística, em Jundiaí houve redução de 10% nos acidentes, entre 2014 e 2015.

LEIA TAMBÉM
Asfalto agora é realidade no Jardim Santa Camila
Terminais ganham estrutura que reforça segurança
Investimentos em infraestrutura melhoram mobilidade urbana

‘Maio Amarelo’ vai contar com ações para conscientização de trânsito seguro

‘Maio Amarelo’ vai contar com ações para conscientização de trânsito seguro

Acompanhando o mascote Farolito, foi oficialmente apresentada a Faixolita, personagem voltada para campanhas educativas em respeito à faixa de pedestre. “A travessia segura de pedestres vai ter uma atenção especial. Além disso, vai haver uma ação com os ciclistas. Com a importância do uso de equipamentos de proteção e atenção no trânsito”, afirma o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.

Ações
Vão ser diversas atividades durante todo o mês de maio. Além da divulgação nas escolas, ocorrerão blitz educativas com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; operação travessia segura na faixa de pedestre; palestras em empresas; entre outras.

'Faixolita' é a nova mascote no trânsito

‘Faixolita’ é a nova mascote no trânsito

Já estão confirmados, entre esta segunda (9) e sexta-feira (20), no Parque da Uva, o desenvolvimento do programa “Na Pista Certa”, parceria com a Fundação Mapfre, que transmite para as crianças conceitos sobre a segurança viária.

Na segunda-feira (30) vai haver a inauguração de uma pista no Parque da Cidade, em que vão ser realizadas atividades em conjunto com a Secretaria de Transportes, Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e Dae. Na terça-feira (31), o encerramento vai ser um passeio ciclístico, das 17h às 22h, na avenida Nove de Julho.

O diretor de trânsito, Rogério Alves, afirma que as expectativas são positivas, uma vez que a campanha para a cidade é permanente e está sendo ampliada. “O movimento Maio Amarelo tem crescido. Prefeituras, meios de comunicação e também outros órgãos têm aderido as ações.”

O diretor enfatiza ainda que a conscientização deve vir de cada um de nós. “Os acidentes de trânsito infelizmente matam e podem ser considerados uma epidemia”, afirma.

Luiza Ronchi
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/02/maio-amarelo-prefeitura-inicia-acoes-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original