Escritório da Junta Comercial é oficialmente inaugurado

Publicada em 25/04/2016 às 15:44

Inédito na história de Jundiaí, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (25) o primeiro escritório fixo de atendimento da Junta Comercial do Estado (Jucesp) na cidade, que passa a operar nas dependências do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio).

A cerimônia também marcou a assinatura do protocolo de intenções entre o prefeito e o presidente da Jucesp, Jânio Francisco Benith, para futura implementação do sistema “Via Rápido, mecanismo voltado principalmente aos pequenos e médios empreendedores no sentido de agilizar e facilitar a emissão de alvará de funcionamento por meio de um sistema integrado entre Jucesp, Prefeitura de Jundiaí e Governo do Estado.

Dos 645 municípios integrantes do Estado de São Paulo, Jundiaí é o 28º a conquistar um escritório da Jucesp, tido como o “Poupatempo dos Empreendedores”. A partir de agora, as mais de 23 mil empresas dos ramos de comércio, serviço e indústria instaladas na cidade vão poder usufruir da celeridade do órgão para abrir, fechar ou modificar qualquer tipo de alteração contratual.

LEIA TAMBÉM
Prefeito inaugura quadra coberta na Vila Helena
Prefeito participa do último dia da Festa da Varginha
Prefeito diz que Alças são maior conquista em 35 anos
É dado sinal verde para que aeroporto de Jundiaí decole

Placa descerrada: escritório da Junta vira realidade

Placa descerrada: escritório da Junta vira realidade

A previsão é que algumas demandas, desde que a entrada processual reúna todos os documentos, sejam atendidas em até 24 horas. Até então, os processos de Jundiaí eram reunidos pelo Sincomércio e encaminhados ao escritório da Jucesp de São José do Rio Pardo para validação. Por fim, a Inscrição Estadual também vai sair com mais agilidade que em outros postos de atendimento.

“Fortalece a cidade, incentiva a economia e facilita a vida de quem vai empreender. Fico feliz porque dezenas de outras cidades também pleiteiam um escritório como esse, e Jundiaí foi a escolhida pela Junta Estadual”, destacou o prefeito.

“Aproximadamente 17 cidades da região ganham com mais esse avanço. Jundiaí ratifica seu papel de liderança e de matriz regional econômica”, afirmou o presidente do Sincomércio, Edison Maltoni, que encampou as tratativas por quase dois anos até o sinal verde definitivo.

Sobre os critérios de escolha de Jundiaí para sediar um escritório da Junta, o presidente Jânio Benith foi categórico. “Primeiro, é necessária a demanda. Depois, o interesse da cidade”, cravou.

Na mesma direção caminhou o depoimento do diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), Edison Alexandre, que representou o presidente da entidade, Abram Szajman. “Faltou iniciativa dos governos anteriores para a descentralização de escritórios da Jucesp. O que temos aqui é um caso de sucesso”, afirmou.

Bigardi assina protocolo de intenções para o Via Rápido

Prefeito assina protocolo de intenções para o Via Rápido

Verifica-se, ainda, segundo dados da Junta Estadual, um aumento no número de empresas ou no número de legalizações de empresas nas cidades onde o escritório da Junta é aberto. “Isso representa um incentivo claro para a atividade econômica, uma ajuda bem-vinda, principalmente aos pequenos e médios empresários nas principais praças econômicas do Estado”, finalizou Jânio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, reforçou “a característica de liderança da cidade no sentido de concentrar um polo de atividades que podem ser usadas por toda região”.

Via Rápido
O protocolo de intenções assinado durante a cerimônia prevê a implementação futura do Via Rápido, mecanismo que deve agilizar a emissão de alvarás de funcionamento para pequenos e médios empreendimentos. Toda abertura de um comércio, por exemplo, gera um processo que tramita por diversos setores da Prefeitura, como estudo de uso de solo, análise da atividade econômica e vigilância sanitária.

Além disso, necessita de alvará do Corpo de Bombeiros. “Um processo desses pode levar até seis meses. Com o Via Rápido, deve cair para 20 dias. É encurtar o caminho para os pequenos e médios. Vamos em busca de tudo o que pode ser feito no sentido de facilitar e simplificar a vida dessas pessoas”, afirmou o secretário de Finanças, Pedro Galindo.

O Via Rápido unifica em um mesmo sistema dados da Junta Comercial, Prefeitura de Jundiaí e do Governo do Estado.

Também participaram da cerimônia os secretários: de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Comunicação Social, André Barros Leite; de Obras, Júnior Aprillanti; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o tenente-coronel do 12º GAC, Messias Siqueira Mendes Barbosa; o presidente da Ciesp de Jundiaí, Mauritius Reisky; o vereador José Dias e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/25/escritorio-da-junta-comercial-e-oficialmente-inaugurado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original