Jundiaí avança na construção da Economia Solidária

Publicada em 18/04/2016 às 18:08

Como processo preparatório para o primeiro Fórum de Economia Solidária de Jundiaí, entre julho e agosto, um grupo multissetorial esteve reunido na tarde desta segunda-feira (18) no Paço Municipal, para avançar questões sobre a confecção de um projeto de Lei específico sobre o tema, esforço que vai ao encontro do Plano de Governo do prefeito. A articulação entre as diversas secretarias ficou por conta da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda.

“Acredito que seja um tema bastante pertinente, porque insere a administração pública na lógica da economia solidária, que já existe entre as comunidades de longa data. Com a atuação do Poder Público, o processo ganha em novas propostas e em um olhar de longo alcance, que prevê interligar, aproximar as iniciativas já existentes”, anotou o titular da coordenadoria, Vitor Machado.

LEIA TAMBÉM
‘Samba na Ponte Torta’ é atração no sábado (23)
Conselho da Juventude inicia campanha ‘Se liga 16’
Rodada de produtos de Jundiaí promove atrações da cidade

Encontro reuniu representantes de diversas secretarias

Encontro reuniu representantes de diversas secretarias

O encontro tratou de definir onde cada secretaria entra na construção das ideias, e qual a atuação de cada uma delas na operacionalização do processo. Por meio de exposições, ficou claro que Jundiaí abriga diversas mobilizações sociais que dialogam diretamente com o conceito de economia solidária, como a agricultura familiar, cooperativas diversas, padarias comunitárias, o programa Jundiaí Feito à Mão, a cooperativa dos produtores de vinho e coletivos culturais.

Dentro dessa nova postura, já existem até instituições bancárias criadas exclusivamente nesta proposta solidária e coletiva, com até moedas sociais. Estima-se que 1% do PIB nacional já seja movimentado pela Economia Solidária.

Para Machado, todos ganham com a particiopação do Poder Público

Para Machado, todos ganham com a particiopação do Poder Público

O desafio: como todo esse universo pode ser alinhavado sob um objetivo comum e que devolva algum tipo de benefício à sociedade. O secretário de Finanças, Pedro Galindo, lembrou em como a economia solidária, por exemplo, pode ser utilizada na ampliação e recuperação da produção agrícola da cidade. “Precisamos entender, de antemão, quem precisa ser cooperatizado e o que vai ser produzido, qual a vocação disso. O resultado precisa ser casado com o interesse público.”

A edificação do Projeto de Lei passa por um esforço envolvendo a Câmara Municipal, sociedade civil e Poder Público.

Economia Solidária
É a adoção de um modelo de desenvolvimento que reúne outros princípios além da competição pura e simples de mercado. Passa pela cooperação e modelos de auto-gestão, que colocam o ser humano como raiz e ponto de partida do empreendimento.

Também estiveram presentes a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara; o secretário de Transportes, Wilson Folgozi; o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; a representante da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori; a vereadora Marilena Negro; representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Cultura, Obras, Gabinete do Prefeito, Cáritas, Senac Jundiaí e convidados da sociedade civil.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/18/jundiai-avanca-na-construcao-da-economia-solidaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original