Deficientes visuais visitam exposição ‘Avessos’ na Pinacoteca

Publicada em 24/02/2016 às 17:55

Um grupo de deficientes visuais da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR) visitou, nesta quarta-feira (24), a exposição “Avessos” do artista Hélio Schonmann na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

As esculturas, quadros e outros objetos da mostra reuniam diversas texturas, planos, recortes e materiais, provocando a curiosidade e aguçando os sentidos. Durante a apresentação, os participantes puderam interagir com as peças em exibição e narrar suas percepções originadas pela fruição tátil.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, acompanhou a visita e parabenizou o artista. “Como poder público, temos o dever de pensar em todos e, seguindo uma das diretrizes do Governo Pedro Bigardi, trabalhamos para cada vez mais democratizar o acesso à cultura. Sendo assim, ter um artista na cidade como o Hélio, que pensa de forma inclusiva, ajuda para que esse trabalho seja bem desempenhado, além de inspirar outras pessoas a desenvolver projetos semelhantes”, disse.

LEIA TAMBÉM
Cultura promove ‘Viagem Fantástica pelo Polytheama’
Cultura participa do lançamento dos Concertos Astra-Finamax
Prefeito participa de debate sobre inclusão no mercado de trabalho
Solar do Barão promove caminhada cultural pelo Centro neste sábado (27)

Deficientes visuais podem interagir em exposição

Deficientes visuais podem interagir em exposição

O artista Hélio Schonmann tem bastante experiência no trato da arte para pessoas com deficiência. Em 2014, trabalhou na curadoria da mostra “ (Vi)Ver Diálogo Gráfico”, exposta no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, que possibilitou uma oficina de desenho em relevo e demais atividades para pessoas com deficiência. Também na curadoria, em 2015, levou para o Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí, a exposição do projeto LUPA, que contou em seu acervo com peças realizadas por pessoas com deficiência visual, sob coordenação de Lúcia Neto.

“Essa é a primeira vez que venho a Pinacoteca e está sendo uma experiência muito agradável. As sensações aqui também são únicas. Quando eu enxergava não ligava muito para arte, leitura e outras atividades culturais, agora tenho paixão por tudo isso. É diferente nossa maneira de compreender o mundo e não temos tantas condições de exercitar isso. Saber que há artistas preocupados em também nos dar espaço para conhecer essa área é muito bom”, disse Nelson Luis Soares, que perdeu a visão aos 37 anos.

Hoje a pessoa com deficiência busca efetivamente seu lugar e os espaços culturais também fazem parte desse processo e integração. Por isso apoiamos e valorizamos muito essa ação, que visa adaptá-los para que a limitação física seja superada dentro das condições possíveis”, disse o titular da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes.

Os visitantes também conheceram o acervo da Pinacoteca.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/24/deficientes-visuais-visitam-exposicao-avessos-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original