Emeb volta a funcionar depois de 15 anos fechada

Publicada em 20/02/2016 às 15:49

“A vida volta à Emeb João Fumacchi.” Com essas palavras o prefeito Pedro Bigardi definiu o momento de reinauguração, neste sábado (20), da escola municipal da Roseira que ficou por 15 anos fechada. Agora, a primeira unidade de ensino infantil II em período integral de Jundiaí conta com 51 alunos, que iniciaram o ano letivo na última segunda-feira (15).

CONFIRA AS FOTOS

Para voltar a funcionar, o prédio recebeu pintura interna e externa, impermeabilização da laje, instalação de brinquedos no parque e adequação dos banheiros. Além disso, a quadra foi reformada. A unidade tem três salas de aula, sala de artes, área administrativa, pátio, cozinha, sanitários e dispensa. Além disso, a avenida Matheus Fontebasso recebeu 845 metros quadrados de pavimentação, guias e sarjetas. “Jundiaí é referência na educação no Brasil. E esse é um mês muito importante para nós. Estamos reativando essa escola e realizando gratuitamente a entrega de kits de material e uniforme escolares”, destacou o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Educação inicia entrega de kits de material escolar
Prefeito realiza ‘Prestação de Contas’ no Parque São Luiz

Prefeito falou da reativação da escola, que ficou 15 anos fechada

Prefeito falou da reativação da escola, que ficou 15 anos fechada

Pedro Bigardi lembrou ainda que a atual administração dobrou o número de vagas em creches na cidade, saltando de três para seis mil. Além disso, frisou que a cidade vai ganhar em breve, no Vetor Oeste, três novas escolas: Emeb Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho, para 400 alunos; a Emeb Profa. Martha Pereira da Silva, creche para 120 alunos; e a Emeb Profa. Marly de Marco Mendes Pereira, para 400 alunos.

O secretário de Educação, José Renato Polli, disse que era desejo antigo da pasta voltar a utilizar a escola, que foi inaugurada na década de 1990 pelo ex-prefeito Walmor Barbosa, com terreno doado pela família Fumacchi, representada no evento por Roberto Fumacchi. “Educação é um direito social e levamos isso a sério. Esperamos que, além dos alunos, a comunidade faça uso desse espaço. É com muita alegria que reinauguramos a escola.”

A diretora da unidade, Georgina Eulália Bueno do Prado, também gestora da Emeb Vasco Antônio Venchiarutti, falou emocionada sobre a reinauguração. “Fico feliz por nós que trabalhamos na Secretaria de Educação e por toda a comunidade, da qual eu faço parte. Vamos trabalhar para fazer uma boa escola e cuidar bem das crianças.”

O vereador Gerson Sartori representou a Câmara Municipal e falou da relevância das unidades em período integral. “A escola está bonita e colorida. Os moradores merecem.”

O evento contou com apresentações dos alunos, ao lado dos orientadores de música e professores de arte, além da história Vamos Passear na Floresta, com a professora Gisele Matavelli. Além disso, a diretora da educação infantil II, Isabel Cristina da Costa, entregou à diretora da unidade uma mala de leitura da oficina Brincalelê Olalá, com 23 livros, que vão integrar a biblioteca, que já conta com 118 obras.

Crianças realizaram apresentações durante o evento

Crianças realizaram apresentações durante o evento

Nova escola
Os pais dos alunos ficaram felizes com a reativação da escola. Antes, os estudantes estavam em aulas na Emeb Oscar Augusto Guelli, também na Roseira. “Era muito triste ver uma escola fechada. É muito bom ver que nossos filhos vão estudar perto de casa, em um local de qualidade”, disse Viviane Fontebasso Oliveira, mãe de Gabriela, de cinco anos.

Assim como ela, Fernanda Cristina Soares, mãe de Maria Cristina, de cinco anos, também aprovou. “Achei a escola muito bonita e o fato de ser integral é muito importante. Estamos todos felizes.”

Presenças
Marcaram presença os vereadores José Dias e professor Eliezer. Também foram ao evento os secretários: chefe de Gabinete, Alan Piccolo; de Obras, José Roberto Aprillanti Junior; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; interino de Comunicação Social, Anelso Paixão; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; de Transportes, Wilson Folgozi; de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha; além do diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco; o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; representando a Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli; o coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia; e os titulares da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Victor Machado; e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/20/emeb-joao-fumacchi-volta-a-funcionar-depois-de-15-anos-fechada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original