Carnaval 2016: infraestrutura garante conforto e segurança

Publicada em 04/02/2016 às 15:54

Com a participação de nove escolas de samba, os desfiles de Carnaval de Jundiaí despontam na Avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 19h, deste sábado (6) e domingo (7). São esperadas na passarela do samba mais de 30 mil pessoas. Para garantir o conforto e a segurança do público, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma estrutura com arquibancadas cobertas, área para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros químicos, praça de alimentação. Além disso, vai haver esquema especial de segurança e transporte.

Em reunião com os representantes das nove escolas de samba, nessa quarta-feira (3), o prefeito Pedro Bigardi destacou a parceria entre a Prefeitura e as agremiações. “A Prefeitura entra com a estrutura e o apoio na segurança e transporte para que as escolas apresentem seu trabalho na avenida. A intenção é levar ao público um belo desfile, com ambiente familiar e organizado, como tem sido nos últimos anos”, disse Bigardi.

LEIA TAMBÉM
TVE transmite ao vivo desfiles do Carnaval de Jundiaí
Confira o que abre e fecha durante o feriado do Carnaval
Cras São Camilo recebe ‘esquenta’ de carnaval com Projeto Guri
GM usa câmeras para garantir segurança na ‘passarela do samba’
Coordenadoria oferece transporte adaptado gratuito para o Carnaval

Prefeito em reunião com os representantes das escolas de samba

Prefeito em reunião com os representantes das escolas de samba

Presente na reunião, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, falou da importância do Carnaval para a economia e o turismo da cidade. “Reconhecemos a importância das escolas de samba, que têm centenas de trabalhadores que se dedicam o ano inteiro para a realização desta grande festa, que cresce ano ano, fomentando não só a economia, mas o turismo na cidade.

CONFIRA AS FOTOS DA CORTE DO CARNAVAL 2016

Para garantir o conforto do público que vai assistir aos desfiles, além das arquibancadas cobertas, vai haver 70 sanitários químicos (35 por dia de desfile), além de dez cabines sanitárias exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida. A iluminação também foi reforçada.

Entre as novidades deste ano está a praça de alimentação, que conta com três espaços ao longo da avenida – um no começo, outro no meio e um no fim – cada um com sete bancas do Varejão Noturno. Como opção, os foliões vão ter no cardápio pastel, caldo de cana, lanches variados, churros, tapioca, espetinhos, batata frita, sucos, crepes, frango frito e comida japonesa. Vai haver mesas e cadeiras disponíveis.

Transportes
A Secretaria de Transportes preparou uma esquema especial de ônibus à avenida Pref. Luiz Latorre. Vai haver linhas partindo dos terminais Central, Hortolândia e Vila Arens, a partir das 19h. O desembarque vai ser próximo à Faculdade Anhanguera. Ao final das apresentações, 18 ônibus vão sair sentido bairros, com itinerários criados de acordo com a necessidade.

O intervalo vai ser de 15 minutos entre um coletivo e outro. Lembrando que a previsão de término do desfile é à 1h da manhã. Assim, os ônibus começam a sair apenas no final das apresentações. O embarque vai ser na rotatória próxima à rodovia João Cereser. No domingo (7), o público pode contar com a tarifa social de R$ 1.

O transporte de pessoas com deficiência conta com iniciativa da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante 20 vagas para usuários de cadeiras de rodas. Para garantir o transporte, basta ligar para o telefone 4589-8445 até as 14h desta sexta-feira (5). As vagas serão preenchidas por ordem de matrícula.

Um espaço entre a Luiz Latorre e a rua Jacinto Martinasso vai estar disponível para desembarque dos 20 ônibus fretados das cidades vizinhas, que vão trazer cerca de 800 foliões para o desfile.

Segurança
Com cerca de 86 Guardas Municipais, mais apoio tático e reforços da Polícia Militar, Polícia Civil e Ronda Escolar, a segurança vai ser reforçada nos dias de desfile. Aliado a isso, o monitoramento por câmeras feito em todo perímetro da avenida Latorre vai possibilitar melhor movimentação da estratégica da guarda. O Sistema Integrado de Segurança ainda conta com a equipe do Corpo de Bombeiros, SAMU, Fiscalização do Comércio, Juizado de Menores e do veículo móvel do Procon nos Bairros.

Estrutura foi preparada para atender a população com mais conforto

Estrutura foi preparada para atender a população com mais conforto

Interdição viária
Vai haver interdição nos dois sentidos da Av. Luiz Latorre, a partir das 14h do sábado (6), até às 14h da segunda-feira (8). No trecho entre a ponte de acesso à Vila Hortolândia até a rotatória próximo à rodovia João Cereser, os carros vão contar com uma faixa para livre circulação.

Também vai ser interditada a área para concentração do público e veículos de segurança entre a rotatória próxima à Felivel até a rua Aurora Germano de Lemos, além do viaduto de ligação sob a via Anhanguera, do bairro do Retiro à avenida Latorre.

Agentes de trânsito vão fazer a escolta dos carros alegóricos na sexta-feira (5), a partir das 22h, com saída do Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, até o trecho de concentração na Luiz Latorre. Para auxiliar a fluidez no trânsito e garantir a segurança, a Secretaria de Transportes escalou cerca de 15 agentes de trânsito por noite. Além disso, nove faixas informativas vão ser instaladas pela região alertando sobre as interdições aos motoristas.

Desfiles
Escolas do grupo especial, que desfilam no sábado (6)

Escolas do grupo de acesso, que desfilam no domingo (7)

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/04/carnaval-2016-infraestrutura-garante-conforto-e-seguranca-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original