Prefeitura entrega parque de 173 mil metros quadrados

Publicada em 29/11/2015 às 17:02

Maravilhoso, de cair o queixo, deslumbrante, espetáculo, o mais lindo da cidade. Aguçadas pela curiosidade, centenas de pessoas acordaram cedo e não economizaram elogios para definir a beleza do Parque Engordadouro “Ângelo Costa”, inaugurado neste domingo (29) pela Prefeitura. O evento abriu a extensa programação comemorativa dos 360 anos de Jundiaí, dia 14 de dezembro.

CONFIRA AS FOTOS

Antes mesmo da entrega oficial da área de lazer de quase 173.000 m², na Avenida André Costa, no Engordadouro, já se viam homens, mulheres, crianças, famílias inteiras, com olhar fascinado, que faziam uma espécie de vistoria técnica, atentos a cada detalhe. Uns caminhavam, outros pedalavam e até os amantes de patins já usufruíam do parque neste domingo.

Construído como contrapartida de empreendimentos imobiliários privados (Scalla I e II), por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), o espaço consumiu investimentos orçados em R$ 3 milhões pela Construtora Santa Ângela.

LEIA TAMBÉM
Agricultura urbana pode gerar renda e ‘riqueza solidária’
Bigardi prestigia solenidade de entrega de títulos honoríficos
Jundiaí se prepara para novo projeto em parceria com Alemanha

Prefeito Pedro Bigardi destaca a importância do parque para a região do Engordadouro

Prefeito Pedro Bigardi destaca a importância do parque para a região do Engordadouro

O prefeito Pedro Bigardi classificou o Parque Engordadouro como diferenciado por tudo o que oferece à população. “É um espaço amplo, bonito, capaz de receber as famílias e proporcionar ótimos momentos de lazer, entretenimento, prática de esportes, eventos culturais e educativos. Sem contar, que é o primeiro parque que vai permitir que as pessoas levem seus animais de estimação”, comenta Bigardi.

A área do lazer do Engordadouro está adaptada, inclusive, com bebedouros “pets”, para receber os bichinhos por meio do projeto-piloto “Vamos Juntos ao Parque”. Lagos, praias, mirantes, quiosques de sapê, academia ao ar livre, parque infantil, paraciclos, quadras poliesportiva e de areia, além de piso tátil para a acessibilidade de deficientes visuais formam o complexo “Ângelo Costa”.

O parque ainda é muito bem sinalizado. Foram instalados placas e totens, com setas, tipografias e cores diferenciadas, que permitem ao usuário saber a distância e a direção de um ponto ao outro.

São ao menos 3,8 mil metros de trilhas em concreto, que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de outros 2 mil metros de trilhas em pedrisco.

Com a construção coordenada pela Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente e, a partir de agora, sob a administração da Secretaria de Serviços Públicos, o Parque Engordadouro nasceu no coração de uma região que está em pleno desenvolvimento. Tratava-se de uma antiga reivindicação dos moradores.

“É uma obra que traz um grande ganho para cidade e para população. Foi toda custeada pela empreendedora e foi entregue à Prefeitura dentro de todas as normas de acessibilidade”, destaca a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, uma área de lazer do porte da construída no bairro Engordadouro traz a maior qualidade de vida para a população de toda a região. “É a tendência de cidades modernas, que desenvolvem o lado econômico e social e ao mesmo tempo reserva o espaço de convivência com o víeis ambiental. Trata-se de uma região verde e preservada, que permite melhorar a saúde por meio do lazer, esporte, cultura e educação. Tudo isso faz com que a qualidade de vida seja melhor, não só para quem é da região, bem como para quem mora em outros bairros e cidades também”, explica.

Famílias tomam o espaço de lazer já no primeiro dia de funcionamento

Famílias tomam o espaço de lazer já no primeiro dia de funcionamento

O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, nascido na região do novo parque, lembra que vai ser um espaço a mais para a família. “Um lugar fabuloso, valorizado e quem ganhou fomos todos nós, foi Jundiaí. Uma área especial para se divertir, praticar esportes, se entreter nas horas vagas. Todos precisam desses ingredientes para ter uma vida saudável, ser mais feliz”.

O também vereador Gerson Sartori ressalta a importância de contrapartidas em projetos como o do Parque do Engordadouro. “Esta administração já fez em três anos, o que era esperado para fazer em quatro. Cobrar empreendedores dentro da lei que legaliza as contrapartidas acaba em projetos como este, que pulsa, faz o coração do jundiaiense bater forte”, vibra.

O vice-prefeito, Durval Orlato, destaca o trabalho feito pela administração de valorizar e fazer com que a infraestrutura chegue a bairros fora do eixo central. “A região do Engordadouro ganha agora um local especial para o lazer e o convívio familiar. O entretenimento é essencial no dia a dia de cada cidadão”, explica.

Ricardo Benassi, sócio da Construtora Santa Ângela, que viabilizou o parque em contrapartida por conta dos empreendimentos imobiliários Scalla I (já construído) e Scalla 2 (em construção) elogiou a parceria. “Uma das preocupações com nossos projetos imobiliários é promover o crescimento ordenado da cidade, mas também temos a obrigação de devolver a contrapartida deste trabalho. O Parque do Engordadouro é fruto desta proposta”, comenta.

A área pública de lazer arrancou elogios dos frequentadores que foram logo no primeiro dia de funcionamento. É o caso de Afonso Anschau, que mora em Piracicaba e veio a Jundiaí para visitar a filha e o neto. “Jundiaí está de parabéns, o prefeito está de parabéns. Esse lugar é fantástico, muito bem equipado e arborizado”, comenta, enquanto pedalava na recém-inaugurada ciclovia.

A família de Marcelo Soares, que mora vizinha ao parque, veio a pé. A mulher Fernanda e os filhos Maria Luísa e Heitor aprovaram o que viram. “Está lindo. È muito próximo à nossa casa e certamente vamos frequentá-los sempre. Vai se transformar numa rotina”, diz Fernanda.

O Parque do Engordadouro vai funcionar de segunda a segunda, das 6h às 19h.

Estiveram ainda na inauguração do novo espaço público de lazer neste domingo (29), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi; os secretários: chefe de gabinete do prefeito, Alan Piccolo; de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior; de secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Transportes, Wilson Folgozi; de Relações Institucionais,  Liráucio Tarini Júnior; o diretor-presidente da DAE/SA, Jamil Yatim; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o diretor-presidente da Escola de Governo e GestãoMarcelo Lo Monaco; o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas)Waldemar Foelkel, o Cabelo; o superintendente da TVE Jundiaí,Thiago Godinho; a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as MulheresMarilza Campos; o assessor especial do Gabinete do Prefeito para assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; o coordenador do Procon, Adilton Garcia; e os vereadores Eliézer Barbosa da Silva e Leandro Palmarini.

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/29/prefeitura-entrega-parque-de-173-mil-metros-quadrados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original