Exposição ‘Colagem Musical’ é destaque na galeria do Polytheama

Publicada em 30/06/2015 às 17:43

André de Miranda ultiliza técnicas de colagem e xilogravura em suas obras

André de Miranda ultiliza técnicas de colagem e xilogravura em suas obras

A Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, recebe, pela segunda vez, o artista carioca André de Miranda, para mais uma exposição da temporada 2015. Cerca de 40 obras da série “Colagem Musical”, que fazem referência a técnica papier collé (colagem de papel) e que permeiam caminhos do cubismo, estarão expostas na galeria para apreciação gratuita. A abertura será na terça-feira (7), às 19h.

A obra de Miranda se constitui em um misto de xilogravura (técnica de contraste entre relevos) com a aplicação de papéis coloridos, o que proporciona a composição de novas imagens dentro da série. Um ponto diferenciado é a conotação ao universo musical que as telas do artífice ganham. “Evoco a música, inserindo trechos de partituras originais que pertenceram a minha tia materna”, explica o artista.

Ele ressalta ainda a nova proposta de seu trabalho, consolidado em mais de 30 anos de carreira ininterrupta. “Numa incessante busca de aprimoramento de minha linguagem xilográfica, apresento agora trabalhos em que papéis colados desempenham um importante apelo visual. O contraste com as cores fortes, os elementos xilográficos, as notas musicais e as mais diversas formas negativas e positivas, executam uma espécie de dança que, oscilando entre ritmos lentos e agitados, criam uma vibração.”

LEIA TAMBÉM
No domingo (5) tem sarau no Barracão Idalina
‘Férias no Teatro’ em julho tem programação infantil gratuita
Projeto Guri faz apresentação no Polytheama nesta quarta-feira (1)

Gravador, pintor, desenhista, ilustrador e artista educador, André iniciou sua atividade artística aos 16 anos no Rio de Janeiro. Estudou desenho e pintura com Jemile Diban e Maria Cecília de Castro Pinto; xilogravura com Ciro Fernandes, Marcelo Soares, J. Borges e Anna Carolina; Gravura em metal com Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira. Atualmente o artífice possui obras em diversos países como, Suécia, Macedônia, Itália, China, Japão, França e nas principais capitais do Brasil.

Exposição será aberta na terça-feira (7)

Exposição será aberta na terça-feira (7)

Oficina
O artista ministrará na terça (7) e na quarta-feira (8), das 14h às 17h, na Casa da Cultura (rua Barão de Jundiaí, 868, Centro), uma oficina de colagem voltada para artistas visuais, estudantes, professores de artes e interessados com formação em outras áreas.

A oficina irá estabelecer ações que possibilitem ao público participante entender e praticar os procedimentos da colagem, desde sua invenção até os dias atuais. Serão demonstrados todos os procedimentos técnicos da colagem, uso e conservação do material utilizado e pequeno histórico da técnica. O curso tem 15 vagas (para maiores de 17 anos) e as inscrições podem ser feitas diretamente na Casa da Cultura.

Os inscritos deverão levar: 20 folhas de papel sulfite A4; 1 bloco de papel Canson A4, com 200 de gramatura ou similar; 1 tubo de cola branca; lápis 6B; revistas velhas; papeis em cores chapadas; 1 tesoura e 1 pincel número 8 ou 16 de cerdas rígidas.

Anexa ao Teatro Polytheama, a galeria Fernanda Perracini Milani fica na rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/30/exposicao-colagem-musical-e-destaque-na-galeria-do-polytheama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original