Guarda Municipal

Fundada em 24 de novembro de 1949, a Guarda realizava a vigilância noturna, a fiscalização do trânsito e a prestação de assistência social à população. Ao longo do tempo, o trabalho foi ampliado e hoje conta com ações como: Grupamento Florestal, Patrulhamento Comunitário, Ronda Escolar, atividades educacionais, entre outros.

A Guarda Municipal tem 270 guardas, entre homens e mulheres. É subdividida em vários setores, com finalidades específicas dentro da cidade. Atua tanto na Serra do Japi como nas salas de aulas das escolas municipais e estaduais.

O Grupamento Florestal é responsável pela vigilância da Serra do Japi, que tem mais 80% de sua área preservada. A vigilância é realizada 24 horas por dia. Por meio dos programas Guarda Comunitário – Anjos da Guarda e Educação para a Não Violência (Educavi), as equipes que integram o patrulhamento diário assistem à população nas mais variadas ocorrências. Dentro do âmbito de sua competência, diagnosticam problemas e tentam solucioná-los.

A Ronda Escolar tem por objetivos estreitar as relações com os grupos docentes, alunos e funcionários com intuito de prevenir irregularidades, preservar o patrimônio público e promover práticas seguras no âmbito escolar.

Outro setor de grande importância e efetividade na Guarda Municipal é o Canil, criado em 2003, com a finalidade de auxiliar os guardas municipais na proteção das instalações, bens e serviços do município, além de atividades preventivas e educacionais com os cães.

CONFIRA O SITE DA GUARDA MUNICIPAL


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/casa-civil/orgaos-vinculados/guarda-municipal/