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Departamento de Vigilância Social

Departamento de Vigilância Social

A Vigilância Social é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.

A Vigilância considera ainda as diferentes etapas da vida do cidadão, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. Entre suas tarefas, está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstrem a qualidade dos serviços ofertados.

A Vigilância é uma área de gestão da informação dedicada ao apoio das atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais. Trabalha através do fornecimento de dados, indicadores e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos danos.

É a principal responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais.

Para atender aos objetivos, a Vigilância Social em nosso município se estrutura a partir de três eixos: Renda e Cidadania, Vigilância de Riscos e Vulnerabilidades e a Vigilância de Padrões e Serviços.

Renda e Cidadania

Responsável pela coordenação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que identifica o publico alvo a ser cadastrado (preferencialmente os mais vulneráveis), coleta e insere essas informações em sua base de dados e faz a sua atualização ou sua revalidação. Também coordena a gestão de benefícios e gestão de programas de transferência de renda, que acompanha a concessão e a administração dos benefícios, sua revisão e a integração dos Programas de Transferência de Renda;

Vigilância de Riscos e Vulnerabilidades

Responsável pelas informações relativas às incidências de violações e necessidades de proteção da população (diagnóstico, territorialização, notificação de violação de direitos, gestão dos sistemas de informação e gestão da informação);

Vigilância de Padrões e Serviços

Responsável pela caracterização e distribuição da rede de proteção social instalada para a oferta de serviços (monitoramento e avaliação).

Confira os endereços dos serviços relacionados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social


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