Resíduos ‘verdes’ se transformam em composto orgânico para projetos

Publicada em 21/07/2017 às 09:39

Manter os parques, jardins e ruas arborizadas belos exige o trabalho de limpeza e poda. Em Jundiaí, o resíduo gerado com a manutenção volta para o meio ambiente em forma de composto orgânico, usado em projetos municipais de cultivo de hortaliças e mudas. O processo é realizado pela Unidade de Desenvolvimento Municipal (Unidam), agregada à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Por mês, a Unidam produz 60 toneladas do composto orgânico. “Os galhos podados e as árvores cortadas são trazidos para a unidade. Aqui são triturados e misturados a esterco de gado, a terra, a adubo e a minerais. A mistura exige 60 dias de fermentação para ficar pronta. O resultado é um composto orgânico rico em nutrientes usado para o plantio em projetos municipais”, detalha o engenheiro agrônomo Fernando Almeida Muçouçah, responsável técnico de Arborização Urbana da Unidam.

LEIA TAMBÉM
Campanha sobre o descarte correto começa sexta-feira (21)
Conscientização é foco para ampliar coleta de recicláveis

Unidam produz 60 toneladas de composto por mês

O produto supre apenas a demanda interna dos projetos municipais. De acordo com o engenheiro, 40 toneladas do composto é utilizado mensalmente pelo projeto Delícia de Reciclagem, para o plantio de hortaliças, que são trocadas por material reciclável em oito bairros da cidade. “A média de distribuição mensal, entre março de 2016 até o mesmo mês deste ano, foi de 2.453 sacolas com hortaliças para a população. Cada sacola contém a produção disponível no momento, como alface, rúcula e rabanetes”, detalha.

O restante do composto é usado na produção de mudas de plantas e árvores, destinadas para a arborização da cidade. “É uma medida sustentável e econômica. O material que seria descartado se transforma em ingrediente essencial para a produção. Se não tivéssemos o composto orgânico, seria necessário comprar substrato”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/21/residuos-verdes-se-transformam-em-composto-organico-para-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original