Médicos veterinários recebem orientações sobre Leishmaniose

Publicada em 18/07/2017 às 15:20

Saber diagnosticar a leishmaniose é fundamental para combater a doença

Sem registro de casos de leishmaniose em Jundiaí, e com a condução de um trabalho de prevenção considerado pioneiro, a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), por meio da Vigilância de Zoonoses, realiza nesta quarta-feira (19), das 19h30 às 21h30, no auditório da DAE, um workshop sobre leishmaniose.

O evento é direcionado aos médicos veterinários como forma de orientar e facilitar o diagnóstico em cães e gatos, hospedeiro do mosquito-palha (vetor da doença).

LEIA TAMBÉM
Mudança: vacinação de cães e gatos será realizada em agosto

De acordo com a presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região, Maria Cristina Santos Reiter Timponi, a realização do workshop foi um pedido da própria categoria que considera o momento oportuno para contribuir com o controle da doença. “O veterinário é um cuidador da família. No caso da leishmaniose, não podemos permitir que um cachorro portador da doença, que não foi diagnosticado, transmita a doença para algum membro da família”, exemplifica.

Segundo o gerente da Zoonoses, Carlos Ozahata, os médicos veterinários têm grande responsabilidade na vigilância, no controle, na prevenção e na notificação de casos da leishmaniose visceral. “O profissional deve sempre orientar os tutores e estar alerta a qualquer manifestação da doença. A leishmaniose é uma doença de notificação compulsória dada sua relevância para a saúde única, que envolve a saúde, ambiental e animal. Esta zoonoses precisa estar sempre bem monitorada para o bem-estar da sociedade”, explica.

Vale lembrar que a transmissão da leishmaniose visceral canina ocorre pela picada do mosquito-palha e atinge especialmente cães, gatos e humanos. É uma doença que leva ao óbito em até 90% dos casos, quando não tratado e, até recentemente, cães infectados pela doença eram submetidos à eutanásia, por serem hospedeiros do vetor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/18/medicos-veterinarios-recebem-orientacoes-sobre-leishmaniose/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original