Programação cultural tem atrações neste final de semana

Publicada em 14/07/2017 às 18:24

Como opção para o período de férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura convida os jundiaienses para visitar os equipamentos culturais da cidade e, para tanto, estende os horários de funcionamento dos espaços, oferecendo opções de lazer à população todos os finais de semana e feriados, das 9h às 16h.

A programação começa já nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, com a volta do Sexta no Centro, evento já conhecido entre as famílias da cidade por reunir atrações musicais, o artesanato dos artistas do Jundiaí feito à Mão e a gastronomia dos permissionários das feiras e varejões da cidade.

LEIA TAMBÉM
Coral Municipal abre inscrições para voluntários nesta segunda-feira (17)
Após revitalização, Solar do Barão já registra média de 900 visitas por dia

Isabel aproveitou as férias do filho João para conferir a exposição de Rafael Murió

Como novidades, o evento será realizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como praça do Coreto, atrás da igreja Matriz, e passa a ter repertório musical temático, estreando em uma noite de MPB com o jundiaienses Rodolfo de Neguinho e Banda no Coreto e, na sequência, com o grupo paulistano João de Barro.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
A professora universitária Isabel de Souza aproveitou as férias do filho João Cândido Viana, de 8 anos, para conferir a exposição “Lembranças”, do artista Rafael Murió. Frequentadores do espaço, mãe e filho observaram os 20 quadros que, em trajetória cronológica, contam as memórias do artista ao longo dos anos.

“É nítida a inspiração do autor pela própria vida e os símbolos de cada quadro provocaram em mim certa identificação”, transmite Isabel. “Achei muito interessante a técnica mista, o uso de colagens e a ideia de colocar dentro de potes cada uma das lembranças, numa tentativa de encapsular no tempo e proteger as vivências de um espaço maior e mais abrangente”.

Isabel: “Exposição fez com que eu revivesse a minha história e as minhas lembranças”

Nos quadros os visitantes podem conferir brincadeiras de infância, doces, palhaços, coleções de figurinhas, desenhos e programas de TV, o milésimo gol do Pelé, as influências de ídolos como os Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones, Neil Armstrong, Ayrton Senna, Salvador Dalí, bob Marley e John Lennon, e de momentos históricos, como Woodstock, a construção de Brasília, a guerra do Vietnã, entre outros.

As visitações à exposição seguem abertas gratuitamente ao público até o domingo (30). O endereço da Pinacoteca é rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Além de “Lembranças”, o espaço traz também um acervo permanente e cinco quadros recém-restaurados, estátuas e instrumentos do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin.

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani e Teatro Polytheama
“Entre rabiscos e finalizações”, com obras do artista Leo Dolfini, fica na Galeria de Arte até o dia 23 de julho. As cerca de 70 obras retratam estudos de anatomia, paisagens e traços de equilíbrio por meio de pinturas com carvão e a óleo, além de aquarelas.

Já o teatro tem agenda com atrações nesta sexta (14), sábado (15) e domingo (16). Confira a programação completa em http://cultura.jundiai.sp.gov.br/evento/teatro-polytheama/. O Teatro e a Galeria ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão)
Em menos de dois meses após a reabertura das exposições e dos jardins do Solar do Barão, o Museu Histórico e Cultural comemora a visitação diária de cerca de 900 pessoas, com picos aos fins de semana, quase atingindo as médias mensais registradas até 2016.

A reforma do espaço interno e a revitalização do plano paisagístico dos jardins foram custeados por uma parceria entre a Prefeitura e empresas, servidores e voluntários, gerando economia de R$ 80 mil aos cofres públicos.

Quem visitar o espaço pode conferir a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, e os telefones para contato são (11) 4521-6259 e 4586-8414.

Jardim japonês é uma das principais atrações do espaço revitalizado do Solar do Barão

Complexo Fepasa e Museu da Cia Paulista
Localizado no Complexo Fepasa, o Museu da Cia. Paulista traz um vasto acervo de mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes, imagens, livros e documentos que retratam a importância da ferrovia para a cidade. O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Dentre os serviços oferecidos no local estão o Poupatempo, a Guarda Municipal, a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec), o Cadastro Único, além da Unidade de Gestão de Cultura e serviços da unidade de Mobilidade e transporte.

A agenda cultural de Jundiaí pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/14/programacao-cultural-tem-atracoes-neste-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original