Prefeitura promove comemoração pelos 27 anos do ECA

Publicada em 13/07/2017 às 14:48

Isabelly e Júlia trazem na ponta da língua a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente

No aniversário de 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Isabelly da Costa e Júlia Fermino, ambas de dez anos e integrantes do projeto Garotas em Ação da Associação Pio Lanteri do Jardim São Camilo, participaram nesta quinta-feira (13), do evento “Conhecer para Proteger”, no Paço Municipal. As duas tinham na ponta da língua o motivo da comemoração: “Estamos festejando a lei que nos protege, a lei que evita os maus tratos, que impede abusos, que garante a crianças e adolescentes, como nós, não sejam abandonados nas ruas”.

O cenário da comemoração trazia também painéis com fotos de criança brincando, além de desenhos feitos para ilustrar as conquistas do ECA, que ficarão em exposição no térreo do Paço. Também contou com apresentações dos projetos “Ponto de Arte” e “Escola da Cidadania”.

LEIA TAMBÉM
Motoclube faz doação de 400 cobertores ao Centro Pop

O prefeito Luiz Fernando Machado disse às crianças e aos adolescentes presentes que seu gabinete e sua agenda encontram-se sempre abertos para atendê-los. “Estamos aqui à disposição, para fazer da Prefeitura a extensão das suas casas. Vocês são do tamanho dos sonhos e nós trabalhamos para colocá-los em prática”, apontou o prefeito. “Temos a preocupação com o horizonte financeiro da cidade, mas não há uma demanda social a que não demos atenção. Tenho a esperança de comemorar esta data com o passar dos anos com mais felicidade à medida em que garantimos cada vez mais os direitos das crianças e dos adolescentes”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente (CMDCA), Alda Maria Carrara, aproveitou a data para refletir sobre o Estatuto. “Comemorar o ECA não é um ponto final, mas saber que se encontra em andamento uma série de ações que visem à garantia de proteção, cuidado, afeto e um lugar para viver a todas as crianças e adolescentes”, apontou Alda.

A gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, também comemorou a data. “Somente ensinando e aprendendo é que podemos mudar o mundo. E o governo tem colocado a questão da infância e do adolescente como prioridades. Quando eu cheguei, a Isabelly e a Júlia se demonstraram muito capacitadas sobre o assunto, reflexo de um bom trabalho”, afirmou.

A representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Lucinda Cantoni, enfatizou a importância dos investimentos na área social. “Não podemos brincar com as garantias desses direitos que o ECA defende”, disse.

O prefeito frisou a abertura para as crianças e adolescentes de seu gabinete e agenda

Da comemoração do ECA no Paço Municipal participaram algumas entidades atendidas por meio do Fundo municipal da Criança e do Adolescente, dentre as quais: o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), a Pastoral do Menor, a Associação de Acolhimento Bom Pastor, a Pastoral de Apoio e Integração do Menor (PAIM), a Associação Aquática de Jundiaí, o Centro Comunitário São Francisco, a Cáritas Diocesana, a Associação Pio Lanteri, a Casa da Fonte e a Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC).

O esporte que transforma
Entre tantas histórias que marcam os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Fernando Leonardo Costa, 17 anos, tem motivos mais do que especiais para comemorar. Frequentador assíduo da Casa da Fonte, projeto socioeducacional desenvolvido no Jardim Novo Horizonte, o jovem viu sua vida mudar depois que as atividades desenvolvidas no Complexo Educacional Cultural e Esportivo José de Marchi passaram a fazer parte da sua rotina.“Cheguei à Casa da Fonte achando que iria apenas me interessar pelo desenho. Nunca me imaginei jogando bola e quando me dei me conta encontrei na dança a grande paixão da minha vida”.

Para o gestor de Esporte, Luiz Trientini, relatos como o de Fernando apenas confirmam a importância do esporte como um direito social e determinante na formação do caráter humano. “O esporte é uma importante ferramenta que potencializa o emocional, o psicológico, além de garantir a integração entre as pessoas”, completa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/13/prefeitura-promove-comemoracao-pelos-27-anos-do-eca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original