1º Festival de Teatro está com inscrições abertas

Publicada em 05/07/2017 às 17:07

A Unidade de Gestão de Cultura mantém abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o 1º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), em uma parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural e a Câmara Setorial de Teatro. Podem se inscrever espetáculos de grupos livres ou estudantis para a categoria “Cena Amadora” e grupos em que pelo menos 70% dos integrantes possuam registro profissional da categoria na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) pela categoria “Cena Profissional”.

CONFIRA O EDITAL DE 29 DE JUNHO DE 2017

O festival será realizado entre os dias 1 e 10 de setembro e irá compreender 14 espetáculos teatrais, além de debates, rodas de conversas e oficinas práticas. Os espetáculos de “Cena Amadora” devem ter duração mínima de 30 minutos e serão realizados na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, nº 1760). Já as apresentações da “Cena Profissional” devem ter o mínimo de 50 minutos e ocorrerão no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí nº 178). Outros locais ainda poderão ser indicados pela Cultura de acordo com a necessidade.

Os espetáculos de “Cena Amadora” serão realizados na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa

CONFIRA AS FICHAS DE INSCRIÇÃO E ANEXOS DAS CENAS AMADORA E PROFISSIONAL

Para o diretor de Cultura, Marcelo Peroni, “o grande destaque da Cena amadora é que não temos notado nos últimos anos o surgimento de novos grupos, principalmente, estudantes, o que vinha nos preocupando e que buscamos reverter. Isso passa pela categoria profissional, que permitirá um momento de diálogo e troca de experiências, já que todas as apresentações do Festeju serão seguidas de debates com a plateia, sem contar aquelas que irão promover oficinas teatrais, o que vem ao encontro da nossa proposta de formação de arte junto à população”.

As inscrições para todo o âmbito nacional devem ser realizadas pessoalmente na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados e pontos facultativos, até 16 de agosto de 2017, das 9h às 18h, ou pelo Sedex dos Correios, com proposta identificada como “I FESTIVAL DE TEATRO DE JUNDIAI – FESTEJU 2017” e envio para a Casa da Cultura, obedecendo as especificidades contidas no edital.

As inscrições devem conter, além de ficha devidamente preenchida, os anexos: ficha técnica, sinopse e proposta de encenação, ficha de confirmação de apresentação e declaração de autorização de participação da respectiva categoria.

No ato da inscrição da proposta artística, os grupos e companhias devem indicar duas datas como opções para a apresentação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4522-4727.

Seleção e premiação
Serão selecionados nas categorias infantil, infanto-juvenil de rua e adulto sete espetáculos da “Cena Amadora” e outros sete da “Cena Profissional” por uma Comissão Especial de Julgamento, composta por profissionais da área de competência comprovada. Para “Cena Amadora” serão oferecidos troféus para os grupos e companhias classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar, além de certificados para todos os participantes. O primeiro lugar será convidado a se apresentar novamente em data e local determinados pela Cultura. Recebem troféus também a melhor atriz, melhor ator, direção, cenário, figurino, sonoplastia, maquiagem, iluminação e pesquisa, além de menções honrosas criadas a critério da Comissão.

Já para os selecionados na “Cena Profissional” será destinada verba de participação de R$ 500, conforme detalhamento no edital, mas as apresentações nesta categoria não possuirão caráter competitivo.

Os dias das apresentações do 1º Festeju em setembro e toda a programação cultural da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/05/1o-festival-de-teatro-esta-com-inscricoes-abertas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original