“SUS C.O.M. VC” chega para humanizar atendimento na saúde

Publicada em 03/07/2017 às 18:59

Gestor de Saúde, Vagner Vilela e toda equipe reunida durante o lançamento do programa

Passava das nove da manhã, quando a moradora da Vila Arens, Marlene da Silva Souza chegou a Unidade da Rua Marechal, no Centro, onde nesta segunda-feira (3) foi implantado o programa “SUS C.O.M. VC”, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado.

Dona Marlene estava em busca de um anticonvulsivante, medicamento de uso contínuo indicado para a prevenção e tratamento das crises convulsivas, problema diagnosticado desde a sua gestação. Sem o “SUS C.O.M. VC”, certamente, a usuária da rede de atenção básica voltaria para casa sem o remédio e a devida indicação de como proceder. “Pela primeira vez consegui receber um atendimento eficaz de modo a obter o serviço adequado”, declara.

LEIA TAMBÉM
Anvisa limita emissão de Certificado Internacional de Vacina

Ana Cláudia Jordão Rodrigues, coordenadora de Assistência Farmacêutica, explica que a Unidade Marechal passa a funcionar como a porta de entrada de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitas pessoas ficam passando por toda a rede de saúde, perdendo tempo e não conseguindo a agilidade no atendimento. Aqui, este usuário vai receber toda a orientação, direcionamento e encaminhamento necessários”, garante.

Para este primeiro momento, a expectativa da UGPS é atender uma média de 30 a 40 usuários por dia. O Centro de Orientação e Mediação do SUS vai priorizar os moradores de Jundiaí e está preparado para prescrever exames e medicamentos e cadastrar usuários no SUS. É importante apresentar comprovante de endereço e documentos pessoais.

Segundo o gestor de Saúde, Vagner Vilela, o “SUS C.O.M. VC” tem como uma das metas diminuir o número de ações judiciais distribuídas contra o município. “Acreditamos que, por meio deste programa, conseguiremos garantir a observância das competências administrativas (Município, Estado e União), diminuindo as demandas de judicialização e atendendo os munícipes em seus direitos básicos de saúde com qualidade”.

O Programa “SUS C.O.M. VC” atende na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, Centro – andar térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/03/sus-c-o-m-vc-chega-para-humanizar-atendimento-na-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original