Pinacoteca abre exposição ‘Lembranças’ neste sábado (8)

Publicada em 03/07/2017 às 18:18

Murió: “Mostra traz também traços de grafite, que venho pesquisando há algum tempo”

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes inaugura neste sábado (8), às 10h, a exposição “Lembranças”, do artista plástico Rafael Murió. São 23 obras produzidas por meio de técnica mista e colorida envolvendo acrílico, aquarela, colagem e carvão. As visitações à exposição seguem abertas gratuitamente ao público até o domingo (30).

“O tema desta exposição surgiu para mim a partir necessidade de sanar um problema que sempre tive: recordar as minhas memórias do passado. Por isso, ela foi uma oportunidade de me recordar de eventos e transformá-los em telas”, conta Murió. O nome da mostra, autoexplicativo, faz recordar os passeios de bicicleta e de bonde que o artista fazia na infância, os clubes que frequentou, além do milésimo gol de Pelé, num pênalti contra o Vasco no Maracanã, que Murió presenciou durante as férias da família no Rio de Janeiro em 1969.

LEIA TAMBÉM
Superintendente do Iphan fará a abertura do Simpósio sobre Patrimônio

Pela primeira vez em uma apresentação individual em Jundiaí, Murió fará na abertura desenhos dos convidados enquanto conversa com eles, para que voltem para casa com uma lembrança de “Lembranças”.

Mais exposições
A Pinacoteca traz, além de seu acervo permanente, cinco quadros recém-restaurados do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin. “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco” compõem a mostra com paletas, pincéis e livros do artista, as estátuas em terracota “Cartola equilibrista” e “São Francisco” e um painel com fotos que comemorou os 80 anos do artista, além de um vídeo explicativo.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e está aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Juntamente com os Museus da Cia. Paulista e Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão), abre também aos sábados, domingos e feriados, com horário estendido das 9h às 16h. As visitas são gratuitas e abertas ao público, e pelo telefone 4586-2326 é possível agendar visitas para grupos e escolas e horários às quartas-feiras para grupos de estudo no auditório.

A agenda cultural completa pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/03/pinacoteca-abre-exposicao-lembrancas-neste-sabado-8/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original