Unidade de Promoção da Saúde ressalta a importância da vacinação

Publicada em 23/06/2017 às 13:12

A carteira de vacinação do seu filho está em dia? Todos tomaram as doses de reforço? E você acha que vacina é coisa só de criança? Pois este recado é para você que por esquecimento ou medo acaba deixando de se proteger de uma doença cuja prevenção mais eficaz continua sendo a imunização.

A Unidade de Promoção da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, ressalta que as vacinas auxiliam o sistema imunológico na formação de anticorpos contra vírus e bactérias. Assim, os riscos de adquirir uma doença e ter complicações são menores, preservando a saúde e o bem-estar. “A vacina deve chegar antes da doença. Por isso, a imunização é importante, pois o corpo cria anticorpos para defender o organismo e evitar que a pessoa adoeça”, explica a enfermeira Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí amplia público para vacinação contra HPV
SAMU ganha reforço de mais duas ambulâncias
Conferência Municipal de Saúde está com inscrições abertas

Entre os grupos de vacinação, os adultos são os considerados mais displicentes. O Ministério da Saúde estima que metade dos adultos abandone a carteira de vacinação ou nunca tiveram este registro. “Esta necessidade se faz presente apenas quando o cidadão vai viajar ou ao fazer um exame admissional à empresa exige este requisito”, aponta.

No caso das crianças, a maior preocupação da Vigilância Epidemiológica, diz respeito à falta da segunda dose da vacina. “A cobertura fica incompleta. Daí a importância de manter a carteira de vacinação em dia. Para estes pais vale lembrar que as campanhas de vacinação são excelentes oportunidades para atualizar esta imunização”, conta.

Já os idosos continuam sendo o exemplo de todos os grupos. Mantém em dia as doses da Dupla Viral, Gripe e Hepatite. “Procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dificilmente deixam algum prazo vencer”, comemora.

Para você que se convenceu da importância da imunização e pretende colocar em dia sua carteira de vacinação, as doses estão disponíveis, gratuitamente, em todas as UBSs, das 8h30 às 17h.

Confira o calendário de vacinas para crianças e para adultos.

Saúde pública
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina é uma ferramenta de saúde pública, pois não apenas protege a pessoa imunizada, mas reduz a chance de exposição a uma doença da população a seu redor. “Quanto mais pessoas deixarem de tomar vacina, menor é a proteção coletiva, aumentando o risco porque teremos mais munícipes vulneráveis e, portanto, mais rapidamente, a doença será espalhada”, lembra

Maria do Carmo explica que são poucos os casos em que não é recomendável tomar vacina, como quem tem doenças autoimunes ou doenças graves, cujos pacientes precisam consultar o médico para saber se pode tomar vacina, além de pessoas alérgicas a ovo, que não podem tomar algumas vacinas de vírus atenuado.

A febre amarela é o maior exemplo de que a vacina evita um surto ou até mesmo mantem o município imune à doença.

Para finalizar, a enfermeira lembra que mesmo para doenças erradicadas no Brasil, vale a vacinação. “O risco de a enfermidade entrar no país continua existindo e pode acontecer pelo turista que visita o Brasil ou de brasileiros que viajam para o exterior”, alerta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/23/unidade-de-promocao-da-saude-ressalta-a-importancia-da-vacinacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original