‘O Som das Cordas’ começa com musicalização em escola

Publicada em 22/06/2017 às 18:21

Alunos do Fundamental I e II participaram da oficina com Carlos Rosa

Os cerca de 400 alunos da Emeb João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, tiveram uma vivência diferenciada de música nesta quinta-feira (22). A escola recebeu uma oficina do 5º Festival de Música Instrumental para Viola, Violão e Guitarra – O Som das Cordas, um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com a parceria da Prefeitura de Jundiaí (Unidade de Cultura), da DAE e do Parque da Cidade.

As crianças do Ensino Fundamental I e II, de sete a 11 anos, que possuem o ensino de música na grade escolar de período integral, acompanharam o musicista Carlos Rosa na identificação de instrumentos, notas, ritmos, melodias, alturas e harmonias, além de acompanhá-lo nas palmas e na voz em canções do repertório nacional e aprenderem a confeccionar instrumentos a partir de objetos de uso doméstico.

LEIA TAMBÉM
Plataforma de Educação e Cultura promove ‘horas de estudos’ no Complexo Fepasa

“Pela resposta que as crianças me deram, já pude perceber que elas possuem musicalização na grade escolar”, aponta o oficineiro Carlos Rosa. “A música é um estímulo básico em que qualquer sociedade avançada deveria investir. Ela produz pessoas mais inteligentes e amplia horizontes. É tão universal que se encontrássemos um marciano, aposto que ele saberia o que é a música”, brinca.

Carlos, Giovanna, Yasmin, Nicolly, Maria Eduarda, Ana Laura e Keren: alunos do 4º ano com seus instrumentos musicais

“Pensando nas ações da Educação e Cultura integradas por plataforma, nesta quarta (21) demos inícios às horas de estudos dos professores no complexo Fepasa, que assistiram à apresentação do ‘Comédia sem Título’, e nesta quinta-feira (22) trazemos esta oficina de música à Emeb”, comemora a gestora da Unidade de Cultura, Vasti Ferrari Marques. “Assim nós favorecemos o conhecimento musical destas crianças, popularizamos o acesso à arte e privilegiamos a ampla gama de artistas de que dispomos na cidade. O Festival, que está em sua quinta edição, mas que vem a Jundiaí pela primeira vez, foi uma das primeiras decisões que fizemos lá no início do governo. E hoje vemos que foi uma decisão acertada.”

A monitora de música da escola, Ana Kelly Neves, destaca que a oficina e as aulas de música permitem trabalhar junto às crianças questões socioculturais e de convivência em grupo. “Quando trabalhamos a musicalização dos alunos, despertamos o interesse deles pela música e a consciência de que cada um pelo respeito ao tempo de aprendizado de cada um.”

Mais atrações e oficinas
Os alunos da Emeb Aparecida Merino Elias também recebem as atrações do Festival nesta sexta-feira (23), em dois horários, às 9h30 e às 13h30. Já as oficinas ocorrem nesta quinta-feira (22), às 17h30, na Sala dos Relógios (Complexo Fepasa), sobre Harmonia e Improvisação, com Felipe Coelho, e às 19h, uma oficina básica de Violão e Guitarra com Beto Giglioti no CEU das Artes do Vista Alegre. A Sala dos Relógios recebe ainda duas outras oficinas: uma de baixo elétrico com Tiê Pereira na sexta-feira (23), às 17h30 e outra no sábado (24), às 10h, sobre Blues na Viola, com Junior da Violla.

Vasti: “O Eduardo Soma, da organização do Festival, nos procurou e aderimos prontamente”

Shows
Nesta quinta-feira (22), o CEU das Artes tem apresentação, às 21h, de música instrumental com a participação de vários artistas. Já na sexta-feira (23), é a vez da Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde o show com “Junior da Violla Experience” e artistas convidados começa às 19h, sendo parte da programação especial dos Festejos Juninos.

A programação de shows do festival encerra-se no sábado (24), às 14h, no Parque da Cidade, com “Hora Certa”, de Felipe Coelho Trio e convidados, numa homenagem ao Maestro Mário Albanese, criador do ritmo Jequibau.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, bairro Ponte de Campinas; o CEU das Artes está localizado na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, nº 447, Vista Alegre; o coreto da Igreja Matriz fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro; e o Parque da Cidade está na Rodovia João Cereser, km 66, bairro do Pinheirinho.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/22/o-som-das-cordas-comeca-com-musicalizacao-em-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original