Saúde mantém vacinação contra gripe em grupos prioritários

Publicada em 05/06/2017 às 18:31

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a vacinação contra a gripe, em São Paulo, está mantida para os públicos-alvo previamente definidos na campanha prorrogada até 9 de junho. Até o momento, 9,4 milhões de doses foram aplicadas entre os grupos prioritários. A meta é imunizar 10 milhões de paulistas. Em Jundiaí, foram imunizadas 92.463 pessoas.

O Estado ainda dispõe de aproximadamente 3,6 milhões de doses destinadas prioritariamente à vacinação dos públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O público-alvo da campanha inclui idosos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto).

LEIA TAMBÉM
Prefeito recebe crianças assistidas pelo NASF do Jardim Tulipas

Vale lembrar que o Estado de São Paulo tem mais de 44 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de público depende do envio extra ao Estado. A aquisição e distribuição de doses da vacina competem ao Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Questionado se a ampliação não pode levar a falta de vacinas para parte do público-alvo que buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na próxima semana, o MS admite que há este risco.

A Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) lembra que, assim como os demais municípios, depende do repasse do Estado para estender a vacinação para o público geral, mas o grupo prioritário pode procurar a UBS mais próxima de sua residência, das 8h30 às 16h30.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/05/saude-mantem-vacinacao-contra-gripe-em-grupos-prioritarios/