Projeto conscientiza alunos e moradores do Jardim Tarumã

Publicada em 05/06/2017 às 19:01

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a equipe da Emeb Deodato Janski, no Jardim Tarumã, compartilhou com gestores escolares, professores, servidores e a comunidade a experiência positiva com o projeto “Aprendendo a Reciclar”. A apresentação ocorreu no auditório Elis Regina, no Centro Municipal de Desenvolvimento Profissional e Formação (Complexo Argos).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Desenvolvido há um ano, o projeto mudou a rotina dos moradores da região e deu uma nova cara para o bairro. Tudo começou porque as crianças estavam preocupadas com a quantidade de lixo jogada nas ruas da região e com o aparecimento de doenças como a dengue. “Buscamos informações e resolvemos atuar para dar o descarte correto aos resíduos, a partir de parcerias com empresas que fazem esse trabalho. Hoje, somos ponto de coleta de vários itens: plástico, pilhas, óleo de cozinha, esponjas domésticas, entre outros. Em um mês, conseguimos, por exemplo, cerca de 300 litros de óleo. Na última semana, enviamos uma tonelada de plástico para ser transformado em vassoura”, explicou a diretora da escola, Renata Cayres.

LEIA TAMBÉM
Seminário Brasil-Alemanha sobre resíduos sólidos será nesta quinta (8)

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a equipe da Emeb Deodato Janski compartilhou o projeto “Aprendendo a Reciclar”

Além da equipe escolar e dos alunos, os moradores do Jardim Tarumã e os comerciantes abraçaram a ideia. “Todos entenderam que as atitudes individuais podem comprometer o todo, pois o meio ambiente é nosso. O bairro mudou. A ideia agora é expandir, e socializar a iniciativa é importante para conquistarmos cada vez mais pessoas. Não é fácil, mas é possível”, acrescentou.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Unidade de Gestão de Educação, Ellen de Moraes Candido, a ideia vem ao encontro da proposta da Unidade de Gestão de Educação, que vê a educação na perspectiva de Cidade Educadora. “A educação não pode ficar restrita aos muros das escolas, porque todos os espaços são educadores. O projeto Aprendendo a Reciclar extrapolou os muros e mostra que, com o apoio das famílias e da comunidade, é possível mudar uma realidade”.

Todos os recursos obtidos pela unidade escolar com o projeto são revertidos em melhorias para os alunos. A Emeb possui cerca de 500 alunos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/05/projeto-de-meio-ambiente-conscientiza-alunos-e-moradores-do-jardim-taruma/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original