Com custo zero aos cofres públicos, jardins do Solar são restaurados

Publicada em 24/05/2017 às 18:29

Revitalização devolve à comunidade 1,8 mil metros quadrados de patrimônio arquitetônico e natural

O Museu Solar do Barão reabre suas portas e jardins à população nesta quarta-feira (31), às 10h, após passar por obras de reforma e jardinagem com custo zero aos cofres públicos municipais. As despesas, na ordem dos R$ 80 mil, foram arcadas por uma parceria público-privada, sob a responsabilidade de cidadãos sensibilizados com a situação de deterioração das instalações e do abandono e descaracterização dos jardins, há quatro anos com acesso restrito e limitado.

Antes da reforma, o espaço apresentava também perigo aos visitantes e funcionários, já que laudos técnicos de ultrassom, também feitos gratuitamente, indicavam a da queda de árvores, além de fios desencapados e o grande acúmulo de entulhos e matos. Para a gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, “a reforma foi um resgate do Museu e já era hora de devolvê-lo à sociedade para que ela, diariamente, aproveite de sua beleza para passeios, descanso no horário de almoço ou como espaço para leitura”, destacou.

LEIA TAMBÉM
CEU das Artes comemora aniversário com extensa programação
Quadros de Inos Corradin chamam a atenção na Pinacoteca

A revitalização do museu e áreas adjacentes contou com a inspeção dos telhados e pinturas e sua principal marca será a abertura da porta de acesso do Calçadão da rua Barão de Jundiaí diretamente para os jardins. “A ideia é permitir o contato direto da população com o patrimônio histórico, tornando-o seguro, limpo e organizado, destinado a momentos de paz e alegria”, define o diretor de Museus, Paulo Vicentini.

A aposta da nova ambientação está nos quatro pergolados, bancos e na flora local, pensada para atrair também outros visitantes. “Nossas árvores frutíferas, como jabuticabeira e araçá, chamam os pássaros em geral. Já os beija-flores vêm por causa das lantanas e as borboletas atrás das 180 mudas de roseiras. Sem contar que temos orquídeas por todas as partes”, comemora Vicentini.

Espaço volta a ser convidativo à sociedade

No total, foram retirados 20 caminhões com entulhos e matos e feita uma operação de replantio de mudas e organização de canteiros, numa força-tarefa que envolveu também servidores, voluntários, a comunidade, viveiros e floras, além da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. “Isto aqui é uma obra de arte e deve ser democratizada. Nossa expectativa até a primavera é de que os oito ambientes do jardim recebam cerca de 2500 visitantes diários”, estima Vicentini.

Outro destaque é a revitalização do jardim japonês, um presente da sociedade nipo-brasileira à comunidade jundiaiense, que passa a contar com uma cascata, ponte, plantas e luminárias.

Exibições
O foco do Museu passa para as exposições temáticas e de média duração. A estreante é a “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que conta com fotos, ferramentas, objetos e depoimentos da comunidade, num verdadeiro trabalho de criação e montagem de forma coletiva com a população. Tal exposição, juntamente com as da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e do Museu da Cia. Paulista, consta do catálogo da Semana Nacional dos Museus, recentemente comemorada.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Os telefones para contato do Solar são (11) 4521-6259 e 4586-8414.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/24/com-custo-zero-aos-cofres-publicos-jardins-do-solar-do-barao-sao-restaurados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original